Não bastasse a situação crítica que vive no Brasileirão, o Coritiba terá pelo menos cinco desfalques para enfrentar o Cruzeiro, domingo, às 16h, no Couto Pereira. Apesar de atrapalhar ter quase meio time fora da partida, o técnico Ney Franco ganhou novas opções para escalar a equipe e, sobretudo, ter mais experiência para este compromisso.
Expulso no clássico com o Atlético, Norberto está fora do jogo e Ivan deverá assumir a lateral-direita. Também na defesa, Ney poderá fazer outra alteração. O goleiro Wilson, que já está treinando com o grupo alviverde, pode assumir a meta desde que a sua situação seja regularizada junto à CBF. Porém, o novo goleiro ainda está no processo de rescisão contratual com o Vitória.
O treinador coxa-branca não terá a dupla de volantes que atuou no Atletiba. Cáceres, com uma lesão no joelho, está vetado pelo departamento médico, e João Paulo tomou o terceiro cartão amarelo. Assim, Rosinei, Hélder e Fabrício brigam por duas vagas.
Entre os meias, Ruy também cumprirá suspensão e Lúcio Flávio, mesmo ainda sem o ritmo de jogo ideal, pode ganhar uma chance entre os titulares. Porém, a tendência é de que Thiago Galhardo faça dupla com Esquerdinha no setor de criação do Coritiba.
A outra dúvida está no ataque. Wellington Paulista, expulso no clássico, está fora, e, assim, Marcos Aurélio poderá ganhar a companhia de Kléber Gladiador. Ney Franco admitiu a possibilidade de promover a estreia do atacante, mas sem definir se será desde o início da partida. Se usar o Gladiador como opção para o decorrer do jogo, Rafhael Lucas deverá reassumir a condição de titular do ataque coxa-branca.
Defesa preocupa
Apesar de ter tomado dois gols no clássico, o técnico Ney Franco parece ter achado nos zagueiros Luccas Claro e Leandro Silva a dupla ideal para a sequência do Coritiba no Campeonato Brasileiro. O setor defensivo, porém, é um dos setores que mais preocupa o time coxa-branca. Nas oito partidas realizadas até agora no Brasileirão, somente na vitória sobre o Grêmio por 2×0 a equipe não sofreu gols.
Leandro Silva, que foi um dos destaques da defesa contra o Atlético, garantiu que está havendo uma cobrança interna entre os defensores. “Eu, o Luccas (Claro), o Welinton e o Bonfim temos conversado sobre esses muitos gols que estamos sofrendo. Temos que parar com isso. Estamos dando os gols em situações simples. Temos conversado e nos cobrado para diminuir isso e vamos procurar corrigir nas próximas partidas”, frisou.
Duelo
Dos doze gols que o Coritiba tomou neste Campeonato Brasileiro, apenas três foram em duelos realizados no Couto Pereira.
Porém, se há a boa perspectiva de que o time toma poucos gols em casa, por outro lado o Coxa vai enfrentar o Cruzeiro, adversário que fez a maioria dos seus gols atuando como visitante.
Sete dos nove gols anotados pela Raposa foram marcados fora do Mineirão neste Brasileirão.