Na série de decisões contra times que estão na zona de rebaixamento, o Coritiba desperdiçou mais uma oportunidade de se afastar de vez da área de risco do Campeonato Brasileiro e apenas empatou em 0x0 com o Figueirense, na noite de quarta (12), no Couto Pereira. No dia do seu aniversário, o Coxa decepcionou o bom público presente no Alto da Glória e terá que pontuar no clássico contra o Atlético, domingo (16), na Vila Capanema, para seguir longe das últimas posições na classificação da competição nacional.
Com a manutenção da equipe que fez um bom jogo diante do Internacional e com a necessidade da vitória para se manter longe da zona de rebaixamento, o Coritiba até iniciou bem a partida. Com mais posse de bola, o Verdão tentou pressionar o Figueirense no início, mas parou na boa postura defensiva dos catarinenses. O time visitante, então, criou a primeira boa chance com Josa, que aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou no travessão do goleiro Wilson.
Com dificuldades no setor ofensivo, o Coxa não conseguia furar a retranca imposta pelo time catarinense. Mesmo assim, o Verdão seguiu melhor em campo e criando as melhores oportunidades de marcar. O time alviverde voltou a assustar a meta do goleiro Gatito Fernández aos 41 minutos. Depois da cobrança de falta de Juan, Iago chutou e o arqueiro da equipe catarinense fez a defesa.
O Coritiba se empolgou nos minutos finais. Aos 44, depois de outra boa jogada de Juan pela esquerda, Juninho recebeu livre dentro da área, chutou de primeira, mas Gatito fez outra boa defesa. Ainda no final, Raphael Veiga cruzou, Kazim chegou marcar, mas estava impedido e o gol foi corretamente anulado.
O jogo não mudou de figura no segundo tempo. O Figueirense manteve a sua retranca, enquanto o Coritiba, apesar não apresentar a mesma força ofensiva vista em outras partidas, tentava assustar a meta do goleiro Gatito. Aos 19, o Verdão teve a chance de marcar com Iago que, depois da jogada de Raphael Veiga chutou da entrada da área, mas mandou por cima.
O Coxa melhorou no jogo depois que Kazim deu lugar para Vinicius. Com mais movimentação, o Verdão chegou perto do primeiro gol aos 29 minutos, mas o chute de Juninho parou em outra boa defesa de Gatito. Dois minutos depois, João Paulo, de fora área, arriscou e por pouco não acertou o ângulo do arqueiro do time catarinense.
Nos minutos finais, o time alviverde chegou a marcar com Iago, mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou a falta de Leandro no goleiro Gatito e o Verdão voltou a tropeçar dentro de casa pelo Brasileirão.