Peça chave para o Coritiba nesta temporada, o atacante Kléber poderá desfalcar o clube mais uma vez. O Gladiador será julgado novamente nesta sexta (15) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), desta vez por criticar a entidade depois que foi punido, no início do Campeonato Brasileiro, por cuspir no meia Édson, do Bahia. Se for condenado, o goleador alviverde pode pegar suspensão de uma a seis partidas e causar um prejuízo ainda maior ao Verdão com a sua ausência.

continua após a publicidade

Dos 15 jogos que pegou de suspensão por cuspir no jogador do Bahia, Kléber cumpriu 11, reverteu outros quatro em pena alternativa e voltou ao time coxa-branca no clássico Atletiba. No entanto, dois dias antes do duelo contra o Furacão, na Arena da Baixada, o Gladiador, em entrevista coletiva, deu sua opinião sobre a sua punição e criticou o STJD.

“Eu me senti injustiçado, acho que me pegaram para exemplo. Acho que foi ridículo o que fizeram. Eu estive lá no STJD e foi vergonhoso. Eu vi e ouvi coisas que para mim é vergonhoso, bem cara de Brasil mesmo. Ouvi um cara dizer que, para um time, não vou citar o time, não ia punir o clube porque estava brigando pelo título. Ele não ia dar punição em mando de campo e ia dar outro tipo de punição porque estava brigando pelo título. Chega a ser vergonhoso”, afirmou Kléber, em entrevista concedida na última sexta-feira (9).

As declarações do jogador não pegaram bem junto ao STJD, que decidiu denunciar Kléber mais uma vez. O diretor de futebol do Coritiba, Alex Brasil, questionou a denúncia da entidade, sobretudo pela rapidez que o julgamento foi marcado, às vésperas de um duelo importante contra o Palmeiras, em São Paulo.

continua após a publicidade

“O que me causa espanto é que jogadores foram expulsos antes das declarações do Kléber e não foram indiciados. E em menos de uma semana o Kléber foi. Isso gera uma certa dúvida. Eu não vou falar o que eu penso porque se falar também posso ser punido”, declarou o dirigente alviverde.

“Eu acredito na Justiça e espero que ela seja feita. Criticar é uma coisa e falar mal da instituição é outra coisa. Críticas nós vemos no escalão mais alto do judiciário e não por esse motivo ocorre o que acontece na justiça desportiva”, emendou Alex Brasil.

Preocupação

continua após a publicidade

Kléber será julgado com base nos artigos 258 e 191 no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune o atleta com conduta contrária à disciplina ou à ética esportiva e que descumpre o parágrafo dois do artigo 1 do Regulamento Geral de Competições, em que são passíveis de punição declarações consideradas antidesportivas ou que possam ferir a imagem da CBF ou de seus parceiros. O que aconteceu com Kléber gerou um certo receio de outros jogadores do Coritiba, que não quiseram comentar o assunto, temendo uma possível denúncia do STJD.

“Vou deixar o assunto para pessoas cabíveis e capacitadas que podem responder. Eu infelizmente não vou me meter, porque isso que está acontecendo hoje com o Kléber, amanhã pode ser comigo. Tenho minha opinião, como outros têm as suas. Não vou me meter para não ser mal interpretado, já que minha opinião pode ser que não seja confortável para aqueles que queiram ouvir. Posso dizer que o Kléber é muito capacitado e é muito importante para nós em campo. Isso é o que posso dizer”, concluiu o lateral-esquerdo Thiago Carleto.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

Se for condenado pelo STJD, o atacante Kléber será mais um desfalque do Coritiba para encarar o Palmeiras, segunda-feira (18), em São Paulo. O técnico Marcelo Oliveira já não poderá contar com os laterais Léo e William Matheus, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, além do zagueiro Werley, expulso após o clássico Atletiba.