Sem vencer há cinco rodadas, o Coritiba viu a zona de rebaixamento mais uma vez se aproximar. Em 15º lugar, o Coxa soma 39 pontos, três a mais que o Vitória, que é quem abre a zona da degola. Mesmo assim, de acordo com os especialistas, o Alviverde não tem muito com o que se preocupar. Segundo o site Infobola, o Coritiba tem 14% de chances de ser rebaixado, enquanto o Chance de Gol coloca 8,9%.
Desde que o Campeonato Brasileiro vem sendo disputado por 20 clubes, em 2006, o chamado ‘número mágico’ para escapar da queda para a Série B é 46 pontos. Para chegar a esta pontuação, um time precisa ter 40,3% de aproveitamento. No momento, o Coxa está próximo disso, com 39,4%. Nesta conta, a equipe precisa nestes últimos cinco jogos somar mais sete pontos, ou seja, duas vitórias e um empate, sendo que faz mais três jogos no Couto Pereira, contra Atlético-MG, Santa Cruz, que pode chegar já rebaixado, e Vitória, em confronto direto.
No entanto, este número pode ser até menor, por dois aspectos. Primeiro por, apesar de 46 ser considerado a pontuação ideal, apenas em um ano este número foi realmente necessário para escapar do rebaixamento. Em 2009, o próprio Alviverde caiu com 45 pontos, enquanto o Fluminense escapou com 46.
Na média, com 43 pontos um time pode terminar a temporada fora da degola. Até hoje a maior pontuação para escapar da queda foi em 2013, quando foi preciso somar 47 pontos para não cair (sem contar a perda dos quatro pontos de Portuguesa e Flamengo após o fim do campeonato). Neste caso, o Coritiba precisaria de apenas mais uma vitória e um empate.
Além disso, se o Vitória, que está em 17º, mantiver os 36,4% de aproveitamento, terminará o Campeonato Brasileiro com 41 pontos. Nesta situação, o Coxa precisaria de uma simples vitória para se manter tranquilo no restante do torneio.