Em uma jornada de superação e paciência, o Coritiba garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Quarta (31) à tarde, no Couto Pereira, o time coxa-branca superou a retranca do Vitória, venceu o time baiano por 1×0, devolveu a derrota sofrida em Salvador por 2×1 e, por ter feito um gol fora de casa, avançou de fase na competição internacional. O Verdão aguarda agora o vencedor do duelo argentino entre Estudiantes e Belgrano, que se enfrentam dia 15 no estádio Gigante de Alberdi, em Córdoba – no jogo de ida, a vitória foi do time de La Plata por 1×0. Pelo Brasileirão, o Coxa volta à campo enfrenta o Grêmio, quarta-feira que vem (7), novamente no Alto da Glória.
Com diversas alterações – a opção por três volantes, mas com Alan Santos jogando mais adiantado -, o Coritiba demorou para se encontrar na partida. Assim, o Vitória, apesar de ter sido dominado na etapa inicial e de ter adotado uma postura totalmente defensiva, criou as primeiras chances aos quatro minutos. Marcelo de cabeça e Amaral de fora da área obrigaram o goleiro Wilson a fazer boas defesas e segurar o empate sem gols.
Aos poucos, o time alviverde passou a assustar o goleiro Fernando Miguel e chegou perto de marcar aos 6 minutos com Benitez, que aproveitou a jogada de Neto Berola, mas parou na defesa do goleiro baiano. Logo depois, o atacante Kléber deixou o gramado sentindo novamente dores no pé e o Verdão, assim, perdeu um pouco de referência no ataque.
Com Iago em campo, o Coxa, apesar de ter mais posse de bola, voltou a pressionar somente na reta final do primeiro tempo. Aos 39, Iago fez boa jogada pela esquerda, cruzou e Raphael Veiga acertou a rede por fora. Na sequência do lance, depois do cruzamento de Neto Berola, a zaga do Vitória parou e Luccas Claro, livre, desperdiçou grande chance de colocar o Verdão em vantagem.
O Coxa voltou do intervalo mais ofensivo com a entrada do meia-atacante Bernardo na vaga de Amaral. Aos 6 minutos, Neto Berola foi lançado por Alan Santos, cruzou e Diogo Mateus tirou as bolas nos pés de Iago. Sem força ofensiva para furar a retranca do Vitória, que veio disposto a apenas marcar e jogar nos contra-ataques, Carpegiani colocou Carlinhos no lugar de Alan Santos e, assim, Juan passou para o setor de criação.
Mesmo mais ofensivo, o time coxa-branca tinha ainda dificuldades para conseguir furar a defesa do time baiano. Com paciência e premiado pela insistência, o Verdão tirou o zero do placar aos 35 minutos. Depois da jogada de Juan e do bate-rebate na entrada da área, Iago acertou um belo chute de fora da área e fez um golaço.
O desespero, então, mudou de lado. O Vitória, que antes apenas limitava-se em marcar, precisou sair mais. A melhor chance veio aos 40 minutos. Depois do escanteio cobrado por Marinho, Serginho cabeceou perigosamente. O rubro-negro baiano tentou pressionar no final, mas não teve a organização necessária para furar a boa postura defensiva do Verdão, que garantiu a vaga na próxima fase da Sul-Americana.