Se a primeira impressão é a que fica, então o novo técnico do Coritiba, Marquinhos Santos, deixou uma ótima para a torcida alviverde. Em sua estreia, diante do Flamengo, um adversário difícil, o Coxa meteu 3 a 0 no clube carioca e, de quebra, garante uma melhora nos ânimos do time e da torcida. A partida também marcou a estreia dos atacantes Deivid, que fez uma bela assistência para o terceiro gol Coxa Branca, e Ruidiaz, que entrou no decorrer do jogo.
Iniciando a partida de forma tímida, o Coxa cedia espaços para o rubro-negro carioca, que levava algum perigo para a meta de Vanderlei. Contudo, aos poucos, o Coritiba foi se impondo mais e passou a dar trabalho para o goleiro Felipe.
Quando o Flamengo era melhor no jogo, veio o gol alviverde. Aos 16 minutos, Rafinha, em noite inspirada, viu Lincoln livre de marcação. O meia recebeu o passe, invadiu a área, fintou a zaga e bateu no canto baixo de Felipe, para festa da nação Coxa Branca. Como curiosidade, este foi o milésimo gol do Coritiba em Campeonatos Brasileiros.
Pouco tempo depois, aos 24, veio outra boa jogada do Verdão. Ayrton bateu sem ângulo e obrigou Felipe a fazer uma boa defesa. Três minutos depois, Lincoln, em uma de suas melhores exibições com a camisa do Coxa, deu uma bela bicicleta que carimbou a trave. Embora o lance já estava parado, valeu pela plasticidade do lance.
O Flamengo só voltou a levar perigo aos 40 minutos, em um chute de fora da área de Vágner Love, que passou perto do gol de Vanderlei.
Confirmação da vitória e show de bola
Disposto a acabar com a incômoda marca de quatro jogos sem vencer, o Flamengo retornou melhor para o segundo tempo. Contudo, quem levou perigo primeiro foi o Coxa. Logo com um minuto, em uma bela troca de passes, Lincoln rolou para Gil, que bateu sem muita força, facilitando a vida de Felipe.
A partir deste ataque, o Flamengo iniciou uma blitz no campo de ataque. Entretanto, faltava ao “urubu” mais objetividade, de modo que mesmo com mais posse de bola, o domínio era estéril, pois pouco quase não chutava a gol.
Alheio a isso, o Verdão chegou ao seu segundo gol. Rafinha roubou a bola do zagueiro Welinton, rolou para Lincoln, que devolveu a gentileza. O “endiabrado” meia invadiu a área e bateu na saída de Felipe, aumentando a vantagem do Coritiba.
Sobrando mais em campo, o Coxa passou a mandar mais no jogo, enquanto o Flamengo, nitidamente abatido, jogava de forma desordenada. Aos 26 minutos, veio a pá de cal. Deivid deu uma bela assistência para Everton Ribeiro, que invadiu a área e disparou um petardo indefensável.
Ainda deu tempo para a estreia do peruano Ruidiaz, que chegou duas vezes com perigo, mas pecou pela afobação. O Coxa ainda ficou com um a menos a partir dos 36 minutos, quando Rafinha se machucou. Como já tinha feito as três substituições, o Verdão foi obrigado a jogar com 10 homens em campo.
Mesmo com um a menos, o Flamengo não levou perigo para Vanderlei e o Coxa ainda levou perigo em dois contra-ataques.
O próximo desafio do Coritiba será contra o lanterna da competição, Atlético-GO, em Goiânia.