O Coritiba embarcou ontem para Córdoba, na Argentina, onde tentará reverter, amanhã, às 21h45, a desvantagem de 2×1 para o Belgrano, sofrida no jogo de ida, no Couto Pereira. Para avançar para as quartas de final da Copa Sul-Americana, o Coxa terá que vencer por 2×0, ou um gol de diferença, desde que marque pelo menos três gols. Uma missão complicada, mas não das mais difíceis de conseguir. O maior desafio do Alviverde será o retrospecto internacional.
Apesar de ter conquistado a Fita Azul, em 1972, a qual se orgulha de ter vencido, por ter voltado invicto de uma sequência de amistosos na Europa e na África, até hoje o Verdão nunca venceu uma partida oficial fora do Brasil. Foram seis partidas oficiais em outros países, com apenas dois empates e quatro derrotas, divididas em duas Libertadores e uma Copa Sul-Americana.
Tudo começou em 1986. Campeão brasileiro no ano anterior, o Coritiba dividiu o Grupo 3 da Libertadores com Bangu, Barcelona e Deportivo Quito, ambos do Equador. Fora do Brasil, empatou em 1×1 com o Barcelona e perdeu por 2×1 para o Deportivo Quito. No final, o Coxa terminou em segundo no grupo, mas naquela época apenas o primeiro colocado passava de fase e, assim, acabou eliminado.
18 anos depois, o Alviverde voltou ao principal torneio da América do Sul. Em 2004, o Coritiba estava no Grupo 9, junto com Olímpia, do Paraguai, Rosario Central, da Argentina, e Sporting Cristal, do Peru. O desempenho no Couto foi até positivo, com duas vitórias e um empate. Mas, fora, somou novamente somente um ponto, em um empate (1×1 com o Olímpia), e duas derrotas (4×1 para o Sporting Cristal e 2×0 para o Rosario). Assim, o Verdão ficou em terceiro, com oito pontos, dois a menos os peruanos e os argentinos, que avançaram para a fase seguinte.
Por fim, em 2013, o Coxa teve um desafio semelhante ao atual. Pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana daquele ano, a equipe teve pela frente o Itagüí Ditaires, atualmente Águilas Doradas, da Colômbia. No jogo de ida, no Couto Pereira, perdeu por 1×0 e teve que tentar reverter no duelo de volta. O Verdão até saiu na frente, no final do primeiro tempo, com um gol contra do adversário, mas na segunda etapa sofreu a virada e perdeu por 2×1, sendo eliminado.
Geral
Se considerar também os confrontos contra brasileiros em competições internacionais, o Coritiba segue sem ganhar um jogo fora de casa. Diante de outros clubes do país, foram mais cinco partidas, com dois empates (1×1 com o Bangu em 196 e 2×2 com o São Caetano, pela Sul-Americana de 2004) e três derrotas, todas para o Vitória, pela Sul-Americana (2×0 em 2009, 1×0 em 2013 e 2×1 em 2016).