No final das contas, somar um ponto contra o Sport foi bom para o Coritiba, mas o tão falado objetivo de garantir um lugar na Sul-Americana no ano que vem depende de um rendimento melhor da equipe.
No atual andamento do Brasileirão, o último classificado para a competição internacional precisará ter 44% de aproveitamento. Para isso, o Alviverde terá que somar mais quatro vitórias nos seis jogos que restam.
Por isso, todos já encaram o confronto de amanhã contra o Vitória como uma decisão. O jogo contra os baianos está programado para as 16h no Couto Pereira. “É mais uma decisão no domingo (amanhã). A gente sabe que tem condição de uma classificação para a Sul-Americana e vamos em busca disso até a última rodada”, promete o volante Jailton.
Já o zagueiro Jeci avisa que é necessário, ao mesmo tempo, escapar definitivamente da zona de rebaixamento e ir em busca de algo a mais na reta final da Série A.
“Temos um jogo importante e nada vai adiantar esse ponto se não vencermos. Temos que vencer a equipe do Vitória para que a gente possa sonhar e mais para frente buscar uma Sul-Americana”, analisa o defensor.
De acordo com a projeção realizada pelo site Chancedegol.com.br, o Coxa tem 24,8% de probabilidade de conseguir esse objetivo. Para ir para a Sula, é necessário chegar entre o 5.º e o 12.º lugares, mas como o Corinthians tem presença garantida na Libertadores do ano que vem por ter vencido a Copa do Brasil e está nessa faixa, o 13.º também entra.
Assim, a zona da Sul-Americana vai até o Santos. Ou seja, o Coritiba precisa descontar quatro pontos para se habilitar ou subir duas posições. Esses números, no entanto, podem mudar conforme o aproveitamento das equipes.
Olhando pelo lado de baixo, o Alviverde está praticamente garantido na primeira divisão no ano que vem. Apesar da preocupação de Jeci, mais duas vitórias livram o time da degola.
Nos números, a probabilidade de cair é de apenas 5,5% porque, com 44 pontos, dificilmente algum time irá cair este ano devido ao aproveitamento baixo das equipes que estão na ZR.