De olho

Mesmo sem depender dos outros, Coxa ainda não dispensa a calculadora

Wilson fala não só em escapar da degola, mas também em vaga na Sul-Americana. Foto: Daniel Castellano

Bom futebol dentro de campo, papel, caneta e calculadora fora das quatro linhas. Terá que ser assim, mais um ano, a reta final do Coritiba na disputa do Campeonato Brasileiro. Com 42 pontos, o time alviverde está próximo de atingir os 45 pontos que, para os especialistas, é considerado o número mágico para evitar qualquer risco de rebaixamento à segunda divisão. Os jogadores do Verdão, porém, querem mais e vão buscar somar o maior número de pontos possíveis nas últimas quatro partidas da competição nacional para, também, conquistar uma das vagas na Copa Sul-Americana de 2017.

Se vencer o Santa Cruz na próxima quarta-feira (16), no Couto Pereira, o time coxa-branca atingirá os 45 pontos e praticamente afastará qualquer possibilidade de queda. Até porque os números provam isso e, desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 equipes, em 2006, somente o próprio Coritiba, em 2009, foi rebaixado com 45 pontos. Nos outros anos, o primeiro time da zona de rebaixamento caiu para a Série B com 39, 41, 42 e até 44 pontos.

O zagueiro Walisson Maia, que emplacou uma boa sequência no time titular coxa-branca nesta reta final do Campeonato Brasileiro, garantiu que a meta do Verdão é somar o maior número de pontos possíveis nas últimas quatro partidas, para provar também o bom momento da equipe alviverde na fase decisiva da competição nacional.

“Temos quatro jogos agora de suma importância e a gente não quer só os 45 pontos, mas sim buscar fazer mais pontos também para ficar quanto mais bem colocado possível na competição. Tem essa vaga na Copa Sul-Americana e vamos em busca dela também, é a nossa meta também, mas vamos procurar fazer o maior número de pontos possível”, apontou o defensor coxa-branca.

O goleiro Wilson, que viveu intensamente o drama do Verdão no ano passado, quando o clube, nas quatro últimas rodadas, vivia uma situação muito pior do que a atual, afirmou que o foco do time coxa-branca está na conquista da vaga na Copa Sul-Americana. Com isso, o Coritiba, consequentemente, se livrará do risco de rebaixamento.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

“A gente sempre tem que pensar para frente, pensar grande. Estamos próximos da zona de classificação da Sul-Americana e temos que ter esse objetivo para, consequentemente se afastar do grupo de trás. O pensamento é esse, fazer a melhor reta final possível, terminar bem o ano e buscar a classificação na Sul-Americana também para o botar o Coritiba na disputa de uma competição internacional novamente”, finalizou o arqueiro.

Com quatro pontos de vantagem para o Internacional, primeiro time dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Coritiba, depois de vencer o Atlético-MG por 2×0, no Couto Pereira, viu seu risco diminuir. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Verdão tem somente 7% de possibilidade de jogar a Segundona em 2017.