Longe do ideal, a campanha do Coritiba no segundo turno do Brasileiro faz o torcedor coxa-branca ainda sonhar com a permanência da equipe na elite do futebol nacional. De todos os times que lutam diretamente com o Coxa para fugir do rebaixamento, cinco fazem, até agora, campanha no returno inferior em relação ao aproveitamento do time alviverde, que é o 12º melhor até agora, com rendimento de 44,4% nas doze partidas disputadas.

continua após a publicidade

A mudança de comportamento do time coxa-branca, sobretudo depois da chegada do técnico Marquinhos Santos, deu um novo cenário para o Coritiba na fuga contra a degola. Nos doze jogos disputados na segunda parte do Brasileirão, o Verdão conseguiu cinco vitórias, um empate e seis derrotas. No primeiro turno, o Coxa, comandado em grande parte pelo técnico Celso Roth, conseguiu três vitórias, oito empates e oito derrotas, com aproveitamento de 29%, sendo o terceiro pior.

Dos times que brigam com o Verdão contra a degola, a Chapecoense é o que está em melhores condições de sair da parte debaixo. Com 36 pontos e na 15ª posição, o time do interior catarinense tem a mesma campanha que o Coritiba no segundo turno do Brasileirão. O Bahia, antepenúltimo colocado, fez apenas catorze pontos e tem o 16º aproveitamento do returno.

Dos quatro piores rendimentos do segundo turno, três aparecem na parte inferior da tabela. Criciúma e Figueirense fizeram apenas doze pontos cada e têm somente 33% de rendimento. O Botafogo, que respirou na última rodada ao vencer o Flamengo, tem o segundo pior aproveitamento do segundo turno com onze pontos e 30% de rendimento.

continua após a publicidade

Oitava melhor equipe do primeiro turno, o Sport vai lutar contra o rebaixamento nas últimas rodadas graças ao seu pífio rendimento no returno. O time pernambucano, com nove pontos, tem somente 25% de aproveitamento e, com 37 pontos no total, terá que fazer pelo menos mais nove para chegar na última rodada sem nenhuma chance de ser rebaixado.

Por outro lado, dois times que ainda lutam contra a queda para a Série B fazem boas campanhas no segundo turno. O Vitória, pior time do primeiro turno, conquistou dezenove pontos no returno e, com 52% de aproveitamento, tem o sétimo melhor rendimento da segunda parte do torneio. O Palmeiras, com dezoito pontos, está com um dos melhores aproveitamentos do returno e, assim, com boas chances de se livrar do rebaixamento.

continua após a publicidade

Além de fazer campanha melhor no returno do que boa parte dos seus concorrentes na luta contra o rebaixamento, outro fator anima o time do técnico Marquinhos Santos. Com apenas catorze gols marcados em todo o primeiro turno, o time coxa-branca já superou essa marca depois de doze partidas no segundo turno. Foram quinze gols marcados até agora e a média, que na primeira parte do certame era de 0,73, subiu para 1,25 gols por partida.

Projeção

Com mais sete jogos, o Coritiba, para se livrar de qualquer risco de cair, terá que somar 46 pontos, ou seja, subir seu aproveitamento que é de 35% para 61%. Porém, diante do equilíbrio até agora, os especialistas garantem que com 42 pontos o 16º colocado conseguirá escapar da queda. Mesmo assim, para atingir esta pontuação, o time coxa-branca terá que melhorar seu rendimento e fazer, nas últimas sete rodadas, 42,8% de aproveitamento.