Após a derrota para o Iraty por 1 a 0 no último domingo, que dificultou a busca pelo bicampeonato estadual, a diretoria do Coritiba decidiu ontem pela manhã dispensar o treinador Ivo Wortmann do comando técnico do alviverde.
O clube postou uma nota oficial em seu site informando que as partes entraram em comum acordo para a rescisão contratual. A nota informa ainda que quem vai dirigir o Coritiba, interinamente, é o auxiliar técnico Edison Borges, auxiliado por Dirceu Krüger, que ocupa provisoriamente o cargo de coordenador de futebol, até a chegada de um novo treinador.
As jornadas ruins foram o motivo para a queda de Wortmman. As conversas para a troca de treinador já vinham sendo ouvidas nos corredores do Alto da Glória desde a má apresentação do time no jogo contra o Bahia, válido pela Copa do Brasil, que terminou empatada em 0 a 0.
Desde então, nomes de treinadores começaram a pipocar, principalmente de Celso Roth, que treinou recentemente o Grêmio-RS, René Simões, que possui uma grande empatia na massa coxa-branca por levar o clube para a primeira divisão em 2007, e Renato Gaúcho, que está sem emprego desde o final do ano passado.
Dos nomes citados, Roth teria mais força, porém o alto salário pode inviabilizar sua vinda para o Verdão. Correndo por fora, o nome de Ney Franco é visto com bons olhos pela diretoria, porém Franco só teria chances de aparecer no Alto da Glória caso o Botafogo, seu atual time, perca o título carioca.
De acordo com informações do site Coxanautas, Wortmman, que disse estar decepcionado por não ter conseguido implantar seu trabalho como gostaria e que sai chateado por não alcançar seus objetivos – ficou cinco meses no Coxa, acumulando 12 vitórias, seis empates e cinco derrotas.
Apesar de o retrospecto não ser dos piores, a falta de um padrão tático e principalmente a falta de boas exibições foram minando a relação entre a exigente torcida com o trabalho do treinador e era comum ver a galera coxa-branca protestar tanto nas arquibancadas do Couto Pereira como em comunidades e sites da internet.
Após a desastrosa derrota para o Iraty, o relacionamento piorou e os torcedores cantaram em coro pela saída de Wortmman, que não encontrou mais respaldo junto a diretoria para permanecer no cargo.
O presidente do Coritiba, Jair Cirino, falou rapidamente com a reportagem do Paraná-Online. Segundo Cirino, o clube já está atrás de um treinador para comandar a equipe, mas não soube dizer quando ele seria anunciado.
Questionado quem poderia ser o técnico alviverde para o seu centenário, o presidente não quis adiantar nomes, porém confirmou que os nomes citados são de interesse do Coritiba. Resta ao torcedor aguardar os contornos do próximo capítulo para ver quem será o novo técnico.