Análise

Mas e aí, qual é a desse time do Grêmio?

Talvez a principal surpresa até aqui no Campeonato Brasileiro, o Grêmio vem superando qualquer expectativa apontada em cima dele. Depois de ser vice-campeão gaúcho e demitir o técnico Luiz Felipe Scolari na segunda rodada (justamente após derrota para o Coritiba), o tricolor surpreendeu a todos e contratou Roger Machado como treinador. E a aposta se mostrou a melhor possível.

Foram duas boas sequências. Primeiro, cinco vitórias consecutivas, entre as 7ª e 11ª rodadas. Depois três vitórias nos últimos três jogos. Uma arrancada que colocou o Grêmio em terceiro lugar, atrás do Atlético-MG apenas no saldo de gols.
Mas o que mudou no time? A postura dos jogadores em campo. Porque o elenco em si não foi reformulado. Pelo contrário. Chegou a perder jogadores importantes, como o zagueiro Rhodolfo, então capitão do time e que foi vendido para o Besiktas, da Turquia.

Taticamente, a equipe gaúcha é formada no 4-4-2, com um volante de marcação, outro mais solto, dois armadores e dois atacantes, sendo um mais de área e outro mais veloz. Porém, a diferença está justamente na velocidade. Habilidoso, Luan sai da área para buscar a jogada e ser opção de passe para os companheiros, mas também aparece na frente para finalizar, dificultando a marcação do adversário.

Giuliano e Douglas jogam mais centralizados, compactando o meio e se aproximando do ataque. Isto explica o alto número de gols do clube no Brasileirão. São 29 no total, sendo o terceiro melhor ataque da competição.

Barbosa! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna