A derrota do Coritiba para o Foz do Iguaçu por 2×0 na rodada passada pode fazer com que o técnico Marquinhos Santos promova mudanças na equipe para o clássico Atletiba, que acontece no próximo dia 22, às 18h30, no Couto Pereira. O próprio treinador ressaltou que o tropeço veio na hora certa. “Temos questões a serem trabalhadas para o clássico. Nunca é bom você perder, mas a derrota na hora certa é muito mais produtiva. Mesmo nas vitórias sabíamos o que precisava ser corrigido, e agora ficou ainda mais evidente”, ressaltou.

continua após a publicidade

Uma das opções seria mudar o setor ofensivo. O atacante Wellington Paulista foi contratado para ser titular. Porém, as boas atuações de Rafhael Lucas, um dos artilheiros do Campeonato Paranaense, com quatro gols, colocaram uma dúvida na cabeça de Marquinhos Santos. A possibilidade de os dois jogarem juntos não foi descartada, nem pelos atletas, e nem pelo treinador.

Para que isso aconteça, o esquema tático possivelmente seria alterado. Apesar de Wellington Paulista ter declarado que pode atuar como um armador e até aberto pelos lados do campo, ele não tem as mesmas características de Mazinho e Negueba, que abusam da velocidade e jogam pelas pontas.

Em uma alteração simples e prática, Wellington Paulista poderia entrar no lugar de um dos dois, mas certamente quebraria o ritmo do time. Assim, a solução ideal seria montar o Coxa no 4-4-2, com os dois atacantes posicionados mais à frente, possivelmente com Rafhael Lucas mais enfiado e WP um pouco mais recuado.

continua após a publicidade

Aí, o problema seria no meio-campo. Atualmente, o time é formado com dois volantes – João Paulo e Rosinei – e Pedro Ken como o armador. Para formar dupla com o camisa 10, as opções seriam Dudu e Zé Rafael. Só que, nessa formação, a jogada pelos lados, uma das principais armas do Alviverde, não existiria mais.

Por isso, dificilmente Marquinhos mudará drasticamente o posicionamento do time. Outra opção seria colocar Pedro Ken pela direita, e abrir alguém pela esquerda, que poderia ser a manutenção de Mazinho ou Negueba entre os titulares. Porém, para que isso seja realmente uma opção, Wellington Paulista terá que usar esta semana para ganhar ritmo de jogo.

continua após a publicidade