O tetracampeonato estadual, conquistado ontem, teve um sabor especial para o técnico Marquinhos Santos. Logo de cara, quando assumiu o comando técnico do Coritiba, no fim do ano passado, teve a árdua missão de livrar o Alviverde do rebaixamento para a Série B do campeonato Brasileiro. Respaldado pela diretoria, conseguiu. Hoje, com nove meses à frente do time, e logo em seu primeiro trabalho como profissional, o treinador driblou a desconfiança e conquistou seu primeiro título nesta categoria.

continua após a publicidade

Representante de uma nova safra de técnicos, muito da pressão recebida por Marquinhos Santos é explicada pela pouca idade: 33 anos. Mas o fato de comandar, diariamente, jogadores da mesma faixa etária casos dos tarimbados meio-campistas Alex e Lincoln, dos atacantes Deivid e Júlio César e ainda do zagueiro Pereira -, não abalou o treinador, tampouco fez com que perdesse a autoridade perante o elenco. Pelo contrário. Arrojado, Marquinhos Santos, com o apoio dos jogadores experientes, sempre teve o grupo em suas mãos. “Tem a pressão, e é normal. Desde o momento que assumi o comando do Coritiba foi 100% sob pressão. Primeiro, em função da idade, e também pela situação que nos encontrávamos no ano passado, próximo de uma queda no Brasileiro, e onde o time já era por muitos classificado como rebaixado”, recorda.

Este ano, Marquinhos santos credita o sucesso no Estadaul ao trabalho planejado. “Este ano começou com uma proposta de trabalho diferente, que era rodar o elenco para definir um time competitivo. O objetivo era conquistar um dos turnos, e conseguir classificar a equipe para a decisão do Paranaense, para daí pensar na conquista do título. Encaro tudo isso com muita alegria. O fechamento era esse, frente ao Atlético”, comenta.

Entre erros e acertos ao longo da trajetória, Marquinhos Santos emplacou seu trabalho. Dentro do planejamento palavra rotineiramente ouvida em suas entrevistas coletivas , o título de tetracampeão paranaense coroa o início do trabalho desenvolvido. “Daquilo que foi proposto, os objetivos foram alcançados e o trabalho tem sido bem feito”, finaliza.

continua após a publicidade