Estratégia

Marquinhos Santos busca a formação ideal para fugir da degola

Ainda na expectativa de contar com Alex, o técnico Marquinhos Santos testou algumas variações táticas na atividade de ontem pela manhã, no CT da Graciosa. O Coritiba encara o Fluminense no próximo sábado – às 19h30, no Couto Pereira – precisando de uma vitória para seguir na sua árdua luta contra o rebaixamento.

Nas duas últimas rodadas, o Verdão esteve bem perto da vitória, mas não conseguiu segurar a vantagem e cedeu empates para Grêmio (em casa) e Corinthians.

“É algo que a gente precisa superar. A luta continua”, frisou o goleiro Vanderlei, logo após o deslize no Itaquerão. Contra o Timão, pela primeira vez o treinador lançou mão de um time com três zagueiros. No treino de ontem, até posicionou a equipe desta forma por alguns momentos. Mas, durante boa parte da atividade, recorreu ao 4-4-2, com a volta de Norberto à lateral-direita e a presença de Sérgio Manoel no meio-campo. A surpresa ficou pela entrada de Keirrison no ataque.

O atacante vem sendo pouco utilizado nas últimas jornadas. Neste Brasileiro, só atuou catorze vezes, quase sempre saindo do banco de reservas. Como Marquinhos Santos acredita que Alex estará em campo, o camisa 10 entraria exatamente na vaga do K9, mais à frente, e com a missão de dar à equipe um poder de fogo suficiente para fazer frente ao Fluminense. O tricolor carioca, que já oscilou bastante nesta Série A, se coloca, nesta reta final, como um dos principais candidatos à vaga na Libertadores. Um indicativo de que, desta vez, o Coxa não irá se deparar com um time priorizando o setor defensivo.

Em 17º lugar, o Coritiba vê nos jogos em casa o melhor caminho (e talvez o único) para a permanência na Série A. Além de Flu, irá encarar Palmeiras (que já poderá estar livre da degola) e Bahia, num possível confronto de ‘seis pontos’. Desde a chegada de Marquinhos Santos, o Coxa só perdeu uma vez no Alto da Glória, justamente para o líder Cruzeiro. Mesmo trabalhando sempre sob pressão, o time bateu Chapecoense, São Paulo, Atlético, Criciúma e Botafogo. O desempenho só não é melhor porque empatou com Atlético-MG e Grêmio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna