Só falta a peça-chave

Marquinhos Santos aguarda liberação de Hélder para armar o time

O técnico Marquinhos Santos ainda aguarda por Hélder para definir a estratégia de jogo a ser adotada para a partida decisiva de domingo – às 16h, no Orlando Scarpelli -, frente ao Figueirense. Apesar de contar com um elenco numeroso, as recentes partidas mostraram que, hoje, Hélder é o único volante com características ideiais para dar estabilidade ao meio-campo. Sem ele, o Verdão se deparou com grandes dificuldades frente ao Goiás, perdendo a qualidade na saída de bola. Nem Baraka nem Gil deram conta da missão.

Diante da necessidade de pontuar, o Coritiba não pode apenas marcar. Precisa criar opções de saída de bola, num esquema mais ofensivo. Hélder, além de marcar bem e dar esse suporte técnico, vinha fazendo também gols decisivos, como nas vitórias sobre São Paulo e Atlético. Dentre os outros volantes que já atuaram neste Brasileirão com a camisa alviverde, apenas Chico e Germano marcaram gols (um cada). Considerando-se o futebol apresentado antes da chegada de Marquinhos Santos, fica clara a importância de Hélder.

Mesmo sendo, na teoria, um volante canhoto, que muitas vezes atuou como segundo homem de marcação, ele se adaptou muito bem à essa função de único protetor da zaga. Ele tem sido a peça-chave para o equilíbrio do setor, dando maior liberdade aos demais meias para que possam criar. É verdade que contra o Goiás, o Coritiba, no primeiro tempo, desperdiçou uma série de oportunidades. Mas, a ausência de Hélder pesou para mais uma derrota do time fora de casa. O Coritiba já perdeu nove jogos como visitante e, para não ser rebaixado (sem depender de combinações), terá que vencer pelo menos uma das cinco partidas que ainda disputará longe do Couto.

Com uma contusão à altura das costelas, Hélder será reavaliado nos próximos dias. Ontem, na reapresentação do grupo, ele permaneceu em tratamento. Dos atletas que estavam no departamento médico, apenas o zagueiro Welinton e o volante Rosinei participaram do trabalho de campo. Eles também serão testados durante a semana e poderão reforçar o time. Rosinei se lesionou frente ao Atlético e já desfalcou o time nas duas últimas rodadas. O tempo de inatividade de Welinton é maior. O jogador sofreu um trauma no tornozelo diante do São Paulo e ficou de fora das seis últimas partidas do Verdão nesta Série A.

Um retorno é certo. Zé Love, após cumprir suspensão automática pelo terceiro amarelo (a terceira série do jogador) reaparece no ataque. Com isso, a tendência é que o Coxa volte a atuar com três jogadores mais avançados, com Zé Eduardo compondo o setor com Martinuccio e Joel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna