Com o Coritiba em posição confortável no Campeonato Brasileiro, o técnico Marquinhos Santos utiliza as últimas quatro partidas para começar a avaliar o elenco para a próxima temporada.
Contra o Corinthians, amanhã, às 21h, no Pacaembu, a base titular será mantida, mas o treinador não poderá contar com o volante Gil, suspenso, e quatro jogadores que não estão sendo utilizados frequentemente brigam pela vaga.
Um deles é o volante Junior Urso. Titular com o ex-técnico da equipe, Marcelo Oliveira, o atleta jogou 49 vezes em 2012, mas admite que não apresentou tudo o que poderia com a camisa alviverde. Assim, espera entrar em campo para permanecer em 2013. “Acho importante, caso tenha oportunidade, poder dar o meu melhor para permanecer no Coritiba. Tive algumas chances ao longo do ano, mas vou dar meu melhor caso eu seja escolhido”, avalia.
Outro é o meio-campo Emerson Santos, para o caso de uma equipe mais ofensiva. O garoto, de apenas 20 anos, chegou ao Coxa no início da temporada, como parte da negociação do volante Léo Gago com o Grêmio, e assinou contrato de empréstimo de dois anos. Entretanto, havia atuado apenas quatro vezes, até que foi escalado por Marquinhos Santos diante do Atlético-MG, na rodada passada.
Segundo ele, a troca no comando técnico foi fundamental para que voltasse a atuar. “Com a chegada do Marquinhos, que confia bastante na garotada, espero dar o meu máximo para conquistar o meu espaço e poder ficar no ano que vem”, diz Emerson, que acredita que sua atuação contra o Galo lhe deu créditos para poder ser titular frente ao Corinthians. “Vejo chances sim. Venho trabalhando forte e o professor disse que eu entrei bem no último jogo”, completa.
O próprio técnico admite que esta reta final serve como um observatório, e que é importante ver todas as opções do grupo em atividade, justamente para planejar o elenco para 2013. “Todos os atletas querem conquistar o seu espaço. O pensamento é observar os que tiveram menos oportunidades”, afirma Marquinhos.
Além de Júnior Urso e de Emerson Santos, as outras duas opções são o volante Chico, com 18 atuações, e o meio-campo Vinícius, que entrou em campo quatro vezes.