O técnico Marquinhos Santos fez a opção por um time teoricamente mais veloz para a “decisão” de amanhã – às 18h30, na Fonte Nova – frente ao Bahia. E não poderia ser diferente. O Verdão tenta, na última rodada do turno, “respirar” fora da zona do rebaixamento. Numa temporada marcada pela irregularidade, o clube já completou dezesseis rodadas seguidas na ZR e é apontado por muitos como um dos “favoritos” ao rebaixamento. O Chance de Gol avalia em 48,8% o risco de degola do Coxa, contra 71,7% dos baianos.

continua após a publicidade

Números que resumem o clima de desespero que cerca este confronto. Para completar o cenário, os times estarão frente a frente em um estádio vazio, sem presença de torcida. Um ponto a ser explorado pelo Coritiba, na visão do argentino Martinuccio. “É pior para o nosso rival. A partida será em campo neutro e temos que saber aproveitar essa situação para vencer”, disse o jogador, que mais uma vez será o substituto de Alex.

No esquema tático de Marquinhos Santos, com dois atacantes mais abertos, o meia mais avançado exerce quase a função de um centroavante. Martinuccio vem demonstrando uma evolução físico e técnica e comemora esta sequência.

No apronto de ontem à tarde, no Barradão, Marquinhos esboçou o time que pretende colocar em campo, amanhã. Sem contar com Hélder (por força contratual, já que é atleta do Bahia), ele escalou Gil como primeiro volante, adotando um meio-campo mais “leve”, com Rosinei e Robinho completando o setor. Havia a expectativa pela utilização de um primeiro volante de origem, no caso Baraka, mas pelo que se viu no treino, a ideia de Marquinhos e priorizar o toque de bola e a transição rápida entre meio-campo e ataque. Com esse trio, tem mais chances de melhorar o índice de passes certos e, consequentemente, fazer o futebol fluir naturalmente.

continua após a publicidade

Marquinhos Santos fez outra mudança também significativa. Dudu, que foi mal diante do Flamengo, deixou o time para a entrada de Elber. Uma opção clara por mais velocidade num jogo onde só a vitória serve para tirar o clube da ZR. Na zaga, Welinton retorna ao natural, como o zagueiro mais regular do time neste Brasileirão. Com isso, Luccas Claro vai para o banco de reservas. Na reta final da atividade, quando uma série de mudanças já havia sido processada, Zé Love pediu para sair, acusando um desconforto muscular, e o camaronês Joel entrou no seu lugar. Pelas informações do departamento médico, foi apenas uma precaução e Zé Love tem presença assegurada frente ao Bahia.

continua após a publicidade