A contratação do técnico Marcelo Oliveira, apresentado oficialmente ontem como novo comandante do Coritiba, foi a alternativa encontrada pela diretoria alviverde para mudar o rumo do clube no Campeonato Brasileiro. A ideia é de que o time coxa-branca possa retomar o grande momento vivido no início da competição nacional, quando, inclusive, chegou a brigar pelas primeiras posições e pela liderança do Brasileirão.
- Apresentado, Marcelo Oliveira quer levar o Coritiba ao ‘lugar que merece’
- No primeiro desafio, treinador terá desfalques certos e retornos
- Repetir 2011, o desafio de Marcelo Oliveira na sua “segunda era”
Marcelo Oliveira pega o Coritiba atualmente mais perto da zona de rebaixamento do que da parte de cima da tabela, mas confia que a meta do time coxa-branca é sim de disputar uma vaga na Libertadores da América do ano que vem. O discurso do treinador, por ora, está alinhado com o da diretoria, que recentemente, em entrevista coletiva, garantiu que o Verdão tem time para brigar pelo título do Brasileirão.
“O objetivo inicial é sair ali daquela posição na tabela que está incomodando um pouco, estamos a dois pontos de baixo, mas estamos a cinco do G-6, que seria a Libertadores. Vamos conversar com eles, determinar pra onde estamos indo e o que nós queremos. A Libertadores passa ser um objetivo maior”, apontou o novo treinador alviverde.
Apesar de estar afastado do futebol desde o ano passado, quando treinou o Atlético-MG, Marcelo Oliveira contou que estava acompanhando o Coritiba no Brasileirão. O treinador dividiu a campanha do clube em duas partes até agora e quer resgatar a força caseira do Verdão, como na sua primeira passagem nas temporadas de 2011 e 2012.
“Eu estava acompanhando o Coritiba desde que saí daqui, sempre acompanhei e torci para que as coisas dessem certo. Percebi, de cara, que esse final de primeiro turno tiveram dois momentos: aquele dos 7 jogos e com 14 pontos, e depois uma queda de produção, com 9 jogos e 5 pontos, aí um aproveitamento ruim. É detectar o que aconteceu para que houvesse essa oscilação. É resgatar aquela imposição em casa que estabelecemos aqui em outros tempos”, emendou o treinador.
Outro momento
O técnico Marcelo Oliveira chega ao Coritiba com outro status com relação a sua chegada ao clube, em 2011. Naquele ano, o treinador vinha do Paraná Clube, rival do Coxa e não ocupava o posto que ocupa atualmente no mercado do futebol brasileiro. O treinador sabe que, agora, a responsabilidade será ainda maior, sobretudo porque o torcedor alviverde gosta do seu trabalho e o índice de aprovação é muito alto.
“Eu estou mais experiente e mais preparado. Talvez a receptividade em relação ao outro momento seja diferente, porque ali havia uma rivalidade e, naquele momento, esperavam outro nome para o Coritiba, mas já estou acostumado. No Cruzeiro, pela rivalidade, tinha uma resistência e fomos bicampeões. A responsabilidade é maior. Quando se fala em tantos títulos, dá impressão que você vai chegar e buscar”, contou.
Confira a tabela completa do Brasileirão!
Na sua primeira passagem pelo Coritiba, nos anos de 2011 e 2012, Marcelo Oliveira comandou o clube em 131 jogos e teve 62% de aproveitamento. O treinador garantiu que está mais experiente agora e espera, no Brasileirão, criar o melhor ambiente possível para retomar a boa campanha do Coxa na competição nacional. A começar pelo jogo deste domingo, às 16h, diante do Atlético-MG, no Couto Pereira.
“Acho que sou mais experiente do que naquele momento que passou, embora tenham sido dois anos bons, de boas lembranças. Estamos aqui com muito prazer e entusiasmo para retomar o caminho natural do Coritiba no Campeonato Brasileiro. Para que isso aconteça teremos que unir forças e criar um ambiente bom porque isso é viável a curto prazo”, concluiu o treinador.