A regularidade rege o início de Brasileiro do Coritiba. No saldo da primeira etapa do campeonato, antes da pausa no calendário, a equipe somou, com a vitória de ontem, frente ao Náutico, 3 vitórias e 2 empates. Com 11 pontos na tabela, e na liderança da competição, a equipe também ostenta a invencibilidade no certame. Além de fazer valer seu mando de campo, onde fez 100%, o Alviverde também foi bem fora de casa. Junto com a ponta da tabela vem a responsabilidade. Com a intertemporada que tem início hoje, todos os clubes da Série A devem aproveitar o momento para promover encaixes nos times. Quando o campeonato retornar às disputas, em julho, o Alviverde será o alvo dos concorrentes.
Experiente, o meia Alex sabe do peso da liderança de campeonato. Apesar de comemorar a posição na tabela, ele prega que a equipe não deve se iludir. O meia não ficou satisfeito com a atuação do time, apesar do resultado positivo. “Foi bom pelos três pontos, mas tem muito para melhorar. Sentimos o desgaste do jogo de quinta-feira (vitória sobre o Fluminense, 2×1). Ser líder é muito difícil. As pessoas ficam falando em liderança, mas você vira o alvo. Te dá uma confiança e satisfação, mas tem o outro lado. O lado dos outros times estarem correndo atrás de você, muita gente acredita que o Coritiba não vai manter esse equilíbrio. Nós temos que tentar manter. Isso passa por todos os setores. Pelos jogadores, diretoria, torcedor”, analisa.
Quem também comemora a regularidade é o técnico Marquinhos Santos. Dos onze pontos nove deles foram conquistados no Couto Pereira. Antes da vitória de ontem, o Alviverde havia batido o Fluminense, atual campeão brasileiro (2×1) e ainda o Atlético-MG, time sensação do início de temporada. Para o treinador, a liderança é fruto do bom aproveitamento, principalmente dentro de casa. “Aquilo que nós temos colocado desde o início de trabalho, da mentalidade vencedora. Os atletas e a torcida compraram a ideia e quando há essa sinergia os resultados aparecem. É início de campeonato mas estamos em busca dessa regularidade. É importante esse equilíbrio e sempre procurar somar pontos”, disse.
Marquinhos Santos acredita que, em virtude da liderança, o Coritiba deverá ter dificuldades na sequência. O treinador aponta que por ser o alvo daqui pra frente é importante essa pausa no calendário. “Precisamos corrigir alguns pontos, no quesito técnico e também pelo esquema tático. Entendo que tendo esses resultados nossa equipe será muito melhor marcada e com mais dificuldades na transição, como foi hoje (ontem). Vamos ser mais estudados pelos adversários e até aí a importância dessa parada, pra trabalharmos de maneira mais efetiva e nos prepararmos”, finaliza.