O Coritiba entrará em campo no próximo domingo (23), às 16h, no Couto Pereira sob pressão. Afinal, terá que vencer o Cianorte por, no mínimo, dois gols de diferença para chegar à final. A tendência é de que a torcida apoie o time em peso, mas, à medida que o tempo for passando e o resultado não aparecer, certamente o incentivo vai se transformar em cobrança e o nervosismo vai passar a incomodar os jogadores.
Por isso, talvez mais do que se aplicar taticamente, a equipe coxa-branca terá que ter um preparo psicológico bem forte, para evitar que a ansiedade atrapalhe qualquer construção de jogada. Uma situação que, embora seja possível de acontecer, não preocupa o lateral-esquerdo William Matheus, que aposta na experiência alviverde para superar essa vantagem do adversário.
“Quando você está atrás do resultado, tendo que correr riscos para se classificar, fica um pouco mais complicado. Mas temos um grupo experiente, cada um de nós já passou por isso na carreira, e é um momento importante. Estamos bem focados e vamos trabalhar esse lado psicológico, que é bem importante, e vamos entrar em campo tranquilos”, apontou ele, que vê outro obstáculo dentro de campo: a retranca do Leão do Vale.
“Eu acredito que eles vão se fechar bem, como fizeram lá, e forçar o contra-ataque, que é o que eles fazem de melhor. Nós vamos ter que adotar uma postura ofensiva, porque se terminar 0x0 estamos desclassificados. Temos que buscar o gol de qualquer maneira”, acrescentou o atleta.
Se vale como incentivo, o retrospecto do Coritiba no Couto Pereira em 2017 é animador. Em 8 jogos, foram seis vitórias, um empate e uma derrota, um total de 79% de aproveitamento, Porém, a única derrota foi justamente em um jogo eliminatório, quando perdeu por 2×0 para o ASA e foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil.
Mesmo assim, a confiança no mando de campo é grande. Tanto que William Matheus nem cogita ver o Campeonato Paranaense sem o Coxa na final.
“Não estamos pensando em sair do Estadual. Sabemos da nossa qualidade, vamos jogar em casa, com o apoio da nossa torcida, e estou confiante que vamos fazer um bom jogo e chegar à final”, concluiu.