Na luta contra a instabilidade no Campeonato Brasileiro, o Coritiba faz um duelo decisivo nesta segunda-feira (28), às 20h, contra o Vitória, no Couto Pereira, para não se reaproximar da zona de rebaixamento da competição nacional. Sem vencer há duas rodadas, o Verdão tem somente quatro pontos a mais que o rubro-negro baiano e, além de abrir vantagem para o adversário que está na ZR, o Verdão pode, caso consiga os três pontos, se reaproximar da parte de cima da classificação.
- Kléber se lesiona e está fora do jogo contra o Vitória
- Sonho antigo, Rafael Longuine chega pra resolver carência do time
- De caso pensado, treinador esconde a escalação pra confundir o Vitória
Para se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento e voltar a sonhar com uma vaga na Libertadores, o Coritiba precisa melhorar seu rendimento como mandante neste Brasileirão. Em 11 jogos, o Verdão conseguiu apenas quatro vitórias e tem apenas 48% de aproveitamento. Por isso, vencer o Vitória será fundamental para as pretensões do clube no Brasileirão.
“Nesse momento precisamos de uma grande vitória, um jogo que possamos encantar, jogar muito bem, e fazer o resultado sem riscos. Isso vai retomar totalmente essa confiança. Alguns jogadores estão jogando bem soltos, e alguns ainda um pouco ansiosos. Às vezes preferem o lançamento longo, que acaba prejudicando a atuação, mas estamos no caminho. O campeonato está em andamento, precisamos pontuar, estamos próximos de cima, mas de baixo também”, cravou o técnico Marcelo Oliveira.
O duelo, no entanto, não deve ser fácil. O Vitória foi o primeiro time que, na semana passada, venceu o Corinthians, em São Paulo e conseguiu respirar um pouco mais aliviado na luta contra a degola. O Coritiba vem de um empate sem gols contra o Santos, também no Couto Pereira. Mesmo sem ter sido o resultado esperado, o Verdão voltou a jogar bem contra o Peixe e espera manter o nível de atuação diante da equipe baiana.
LEIA MAIS: CBF divulga mais cinco rodadas do Campeonato Brasileiro!
Com relação ao duelo contra o Santos, o técnico Marcelo Oliveira não poderá contar com o volante Matheus Galdezani, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mas a ausência mais sentida mesmo será mais uma vez do atacante Kléber. O Gladiador, que teve sua pena diminuída pelo STJD, tomou uma pancada no joelho no treino da última sexta-feira (25) e foi vetado pelo departamento médico. Com isso, o atacante Alecsandro deve ser mantido no time.
Quem tem retorno garantido é o atacante Rildo. Depois de cumprir suspensão, o jogador está novamente à disposição do técnico Marcelo Oliveira. Quem também pode jogar são o zagueiro Cléber Reis e o meia Rafael Longuine, contratados nesta semana pelo Coritiba. Os dois jogadores tiveram suas situações regularizadas e foram relacionados para a partida. A tendência, no entanto, é de que ambos iniciem o duelo no banco de reservas.
Com isso, quem deve ganhar uma chance na vaga de Matheus Galdezani é o meia Anderson. O camisa 18 entrou no decorrer da partida contra o Santos depois de um longo período no departamento médico e deve ser titular contra o Vitória. Rafael Longuine e Thiago Carleto disputam a posição no setor de criação alviverde. Definições que devem acontecer somente momentos antes do jogo.
Confira a tabela completa do Brasileirão!
“Na verdade eu não guardo o time para esconder de vocês, é em relação ao adversário. Sempre faz diferença em relação ao encaixe da marcação, uma bola parada, se você não tem o adversário que vai jogar. No nosso caso temos uma base do time que vai jogar. O último jogo (diante do Santos) foi muito bom, nos agradou muito. Não tem tantas mudanças, mas temos ainda dois treinos para definir o time”, arrematou o comandante alviverde.
Ficha técnica
SÉRIE A
2º Turno – 22ª Rodada
Coritiba x Vitória
Coritiba
Wilson; Léo, Márcio, Walisson Maia e William Matheus; João Paulo, Alan Santos, Anderson e Thiago Carleto (Rafael Longuine); Rildo (Iago) e Alecsandro.
Técnico: Marcelo Oliveira
Vitória
Fernando Miguel; Caique Sá, Kanu, Wallace e Juninho; Ramon, Yago e Uillian Correia; Neilton, David e Tréllez.
Técnico: Vagner Mancini
Local: Couto Pereira
Horário: 20h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luis Marques (SP)