Os jogadores do Coritiba foram vacinados contra a gripe A na Unidade Municipal de Saúde da praça Ouvidor Pardinho, na manhã desta quinta-feira (22). Participaram da imunização coletiva 25 atletas e membros da comissão técnica do time.
A decisão de vacinar todos os jogadores de uma vez foi do próprio departamento médico do Coritiba. De acordo com o médico do clube, Lúcio Ernlund, a vacinação coletiva foi organizada para facilitar o trabalho da equipe, e incentivar os jovens a procurar as unidades de saúde. “Os jogadores são um grupo de risco porque viajam muito e têm contato com muita gente. Na primeira onda da doença, no ano passado, fizemos toda a orientação com os atletas sobre os riscos da gripe A”, afirmou o médico do clube.
“A gripe A é uma doença muito grave, a gente não pode correr o risco. É preciso tomar a vacina”, disse o atacante argentino Ariel Nahuelpan. A Argentina foi um dos países que mais sofreram com a epidemia de gripe A em 2009. “A vacinação dos jogadores, que são ídolos e exemplos para muitas pessoas, ajuda na divulgação e na conscientização da população em geral sobre a importância da vacina”, disse Ines Cecília, chefe da unidade de saúde. Desde o dia 22 de março foram imunizadas 37.036 pessoas somente na unidade municipal da praça Ouvidor Pardinho. Foram 1.052 gestantes imunizadas no local.
“É uma vacina muito segura, não registramos nenhum problema nessas mais de 37 mil pessoas vacinadas aqui”, disse Ines. Os jogadores do Coritiba também ressaltaram a importância da imunização. “Não sabemos a intensidade do que vai acontecer nesse inverno. Temos a oportunidade da vacinação gratuita e devemos nos prevenir. É importante que toda a população se conscientize e tome a vacina”, disse o zagueiro Pereira.
O atacante Marcos Aurélio também tomou a dose. “Sabemos que sempre é bom prevenir. Essa é uma doença de difícil cura e agora temos a oportunidade da vacina”, afirmou. “Tem que se vacinar. No ano passado teve muito sofrimento por causa dessa doença, precisamos nos cuidar”, disse o volante Marcos Paulo.
Calendário de vacinação
Até sexta-feira (23) podem ser vacinados as pessoas de 20 a 29 anos, as gestantes, os doentes crônicos e as crianças de 6 meses e menores de 2 anos. No sábado (24) começa a vacinação contra as gripes sazonal e A para pessoas com mais de 60 anos. A vacina estará disponível no sábado em todas as unidades de saúde da Prefeitura, nos Centros de Urgências Médicas e em uma tenda na Boca Maldita.
A última fase da campanha de vacinação contra a gripe A será para a população de 30 a 39 anos, do dia 10 de maio a 21 do mesmo mês.