Desde ontem à noite o Coritiba está em busca de um substituto para René Simões para o comando da equipe na sequência do Brasileirão e na Sul-Americana. A derrota para o Cruzeiro por 3 a 1 em casa foi a gota d”água para a diretoria alviverde demitir ele e o auxiliar Alfredo Montesso. Em princípio, para o confronto de 5.ª feira, contra o Vitória, pela competição internacional, Edison Borges assume o time interinamente, mas a idéia é apresentar um novo profissional antes disso. No momento, as especulações recaem sobre Ney Franco (Botafogo) e Vagner Mancini (ex-Santos). Em entrevista coletiva, o presidente Jair Cirino dos Santos explicou as razões para a tomada de decisão e os planos do Coxa daqui para frente.
Demissão de René
“Tive uma conversa com o René Simões e assim como ele foi contratado num contato com o presidente também foi desfeito o vínculo com o presidente. Gostaria, nesse momento difícil para o Coritiba, dizer que essa atitude da diretoria em nada desmerece o trabalho e a qualificação técnica do nosso ex-técnico. Todos sabemos que ele tem uma grande identidade com o clube. Tanto que lançou um livro sobre a conquista na segunda divisão, teve um trabalho destacado na Copa do Brasil e até pouco tempo, também o apoio da torcida e que foi, em grande parte, a responsável pela contratação dele. Estamos a uma rodada do término do 1.º turno do campeonato e tenho percebido que o Coritiba tem permanecido na zona do rebaixamento e nunca esteve longe dela. Isso me preocupou e quando os resultado não aparecem é preciso a tomada de uma atitude.”
Homero Halila
“Todos sabem que o Coritiba, num certo momento, enfrentou dificuldades no futebol. O Homero assumiu num momento difícil. Fizemos com o Homero uma boa campanha no ano passado, uma excepcional campanha na Copa do Brasil e no 1.º turno as coisas não aconteceram, mas quero ressaltar o trabalho que o Homero vem desenvolvendo á frente do futebol do Coritiba. Fica claro o meu apoio ao trabalho que o Homero vem desenvolvendo.”
Reforços
“Não descartamos a possibilidade de um novo reforço, mas isso também não podemos afirmar e todos sabem que esses valores não estão disponíveis”
Pro lugar do René
“O nome do sucessor do René Simões será de um quilate excepcional, da altura do Coritiba. Não estou falando que estamos atrás do Ney Franco, mas foi um técnico que, por algum tempo, nós o procuramos e, por uma questão ética, sequer fizemos o contato. Tenho a informação que ele saiu e é um nome que pode ser cogitado. Mas não estou dizendo que estamos em entendimento com o Ney.”
Opções
“Quando contratamos o René Simões, tínhamos outras opções. O René foi a escolha daquele momento.”
Salários
“O salário de julho vencerá no dia 12. Os salários estão em dia. O Coritiba tem várias fontes de recursos: bilheteria, Rede Globo, patrocínios e outras. Em 18 meses que estou à frente do Coritiba, pagamos rigorosamente em dia e, se até hoje isso aconteceu, não há porque duvidar que o Coritiba não tenha dinheiro para pagar o próximo salário.”
Centenário
“Fomos campeões (Estadual) no ano passado. Este ano perdemos um título que era fácil, o nosso foco foi na Copa do Brasil, por pouco não fomos à final, mas a história não registrará isso e, agora, a luta é pela recuperação no Brasileirão tomando atitudes sérias. Ainda temos chances de fazer uma campanha que agrade o torcedor. O ideal seria ter muita festa com alegria dentro do campo, mas espero recuperar essa alegri,a no curso dos festejos.”