A baixa produtividade do ataque do Coritiba neste início de Paranaense não é só responsabilidade de quem joga na linha de frente. Esse é o pensamento do técnico Ivo Wortmann, que não gosta de olhar a classificação e ver que o time marcou apenas um gol em três jogos.
Por isso, ontem ele reuniu os jogadores e avisou que vai cobrar também uma maior aproximação dos meias e dá como exemplo a ser seguido Kaká, do Milan. Para o treinador, a turma da armação precisa também saber defender e chegar na área para servir os avantes e também tentar o gol como faz o jogador de futebol mais valorizado do mundo.
“O que eu cobrei dos meias é que hoje ele tem que entrar na área. Não é só o atacante, que está ali para finalizar ou perder a oportunidade, o meia tem que estar na área”, aponta Ivo.
E como seria esse trabalho do meia moderno que você quer no Alviverde? “Quando falo em meia, cito o Kaká. Eu não quero que ninguém seja o Kaká, mas eu quero que o meia faça o que o Kaká faz e não é difícil. Defender, atacar, fazer diagonal, entrar na área, fazer gol”, explica o treinador do Coxa.
De acordo com Ivo, o tom da resenha com o elenco foi que, do meio para trás, a equipe está bem, mas precisa resolver do meio para frente. “Foi dito para eles que o setor defensivo vem se comportando muito bem, o trio ali atrás se encaixou, o meio também encaixou, agora, na frente estamos devendo”, revela.
Mas, apesar desse encaixe da meiuca do Coritiba, falta a aproximação com os avantes. “O meia tem a obrigação, em 45 minutos, de entrar de cinco a oito vezes na área e também ter um bom índice de finalização porque se o meia não chegar a referência fica isolada”, justifica.
O ala-esquerdo e também meia Guaru concorda com o comandante. “Além de alimentar o ataque, temos que chegar mais na frente e finalizar. Estamos tentando e trabalhando para isso e creio que no próximo jogo teremos uma evolução”, projeta o jogador.
Já Pedro Ken acredita que os meias estejam devendo, mas diz que a responsabilidade dos gols e das vitórias é de todos. “Não podemos dividir a equipe, ataque, meio e defesa. Somos um grupo e, se não estamos fazendo gol, é o grupo que tem que estar ciente disso e melhorando e é isso que vamos procurar fazer daqui para frente”, promete.