Na enquete realizada no Paraná-Online, os torcedores do Coritiba estão confiantes de que o clube conseguirá uma vaga para a Libertadores do ano que vem. A pergunta era: “o Coritiba conseguirá a classificação para a Copa Libertadores de 2009?” A questão vencedora foi: “sim, o time está jogando bem dentro e fora de casa e se mantendo entre os primeiros”, que contabilizou 939 votos. Logo atrás aparece “não, a equipe não é competitiva e quando a sorte acabar irá fazer companhia ao Atlético”, com 581 votos. Em último lugar ficou a questão “o time não é excelente, mas se mantiver essa regularidade até o fim pode chegar”, que acumulou 513 votos dos internautas.
O Coxa vem jogando muito bem e está se mantendo entre os oito primeiros há várias rodadas. A equipe comandada por Dorival Júnior vem provando que é competitiva e a torcida sonha, e também é o pensamento da diretoria, ver o Verdão disputando a competição continental no ano de seu centenário.
Para se classificar não é fácil, já que o campeonato está nivelado e bastante equilibrado. Quem tiver algo a mais do que os outros definitivamente chegará entre os quatro primeiros. O Coritiba tem Keirrison e Carlinhos Paraíba, que são os destaques do time. O restante da equipe são jogadores que seguem à risca as determinações do técnico e não deixam de lutar por nenhum instante.
A missão do Coritiba é ingrata já que pelo menos oito equipes estão na briga por quatro vagas. O Grêmio, pela campanha arrasadora que vem fazendo, deve ser uma delas. O Palmeiras, além de possuir um belo time, ainda conta com a capacidade e experiência de Vanderlei Luxemburgo orientando os jogadores. Sobram seis equipes para duas vagas. São Paulo e Botafogo vêm atuando na base da superação, já que os elencos dos dois vêm deixando a desejar este ano.
Outro que pode incomodar é o Cruzeiro, que tem um bom time, mas formado por muitos jogadores jovens, que podem sentir na hora da decisão. O Vitória até aqui vem sendo uma grata surpresa, mas desde que perdeu sua referência no ataque, Dinei, está passando por altos e baixos. O Flamengo possui uma equipe experiente, que tem como arma a forte jogada pelos lados do campo. O problema da equipe carioca é que perdeu peças importantes, como Marcinho, Renato Augusto e Souza. A diretoria flamenguista já foi buscar o artilheiro do Brasileirão do ano passado: Josiel.
Esses são os desafios do alviverde nestes últimos 15 jogos que restam. Agora resta saber se o verdão terá forças para agüentar até o fim e quem sabe, colocar o estado do Paraná mais uma vez na competição mais importante do continente sul-americano quando o assunto é futebol.