Alex não estará mais em campo e nem mesmo o comando político do clube está definido. Mas, se não houver imprevistos, o torcedor do Coritiba já tem uma certeza para 2015: Marquinhos Santos será o treinador do clube. Apesar das muitas divergências de ideias, oposição e situação têm um pensamento único sobre o comando técnico da equipe. Reflexo do trabalho realizado por Marquinhos nos últimos três meses, resgatando o Verdão de um cenário terrível para garantir o alívio com uma rodada de antecedência. O treinador deu identidade a um grupo, até então, desacreditado.
Marquinhos Santos, é claro, sai desse Brasileirão fortalecido. Após um período de ‘noites curtas e dias longos’, como sempre frisou o técnico coxa-branca, o Coritiba conseguiu uma guinada até então improvável. “O clube não tinha um grupo em condições de pensar em título ou vaga na Libertadores. Mas, nem de longe poderia estar nas últimas colocações”, defende Marquinhos. “Sabíamos que o quadro era ruim e que a nossa margem de erro para o returno era quase que inexistente. Felizmente o grupo entendeu nossa filosofia de trabalho e, com isso, foi possível buscar essa reação”.
Esse comando forte, aliado a uma série de variações táticas, deu um novo perfil ao Coritiba. Antes frequentador assíduo da ZR, o Verdão reagiu e hoje ocupa o 14º lugar. No segundo turno, o Coxa é o 9º colocado. “A nossa intenção é renovar o contrato com o Marquinhos. Sabemos que ele já manifestou esse desejo e, o fato de já estar no clube, de conhecer o grupo, facilita a conversa”, disse Omar Akel, um dos integrantes do G5 da ‘Coritiba, Nós Construímos’. Na visão da situação, o perfil do treinador é o que o clube precisa para comandar a reestruturação do grupo, que será bastante mexido para o ano que vem.
“Ele tem um conhecimento global do clube, inclusive com as categorias de base. Fortalecer este setor é uma de nossas prioridades”, disse Akel, que destaca a importância de o Coritiba atuar, no futebol, com a participação de todos os integrantes do Conselho Administrativo. “É a nossa ideia. Acredito que a renovação com o Marquinhos será tranquila”, comentou. Akel disse que ainda não houve nenhum contato com Marquinhos para tratar do tema, mas não acredita que o técnico se deixará seduzir por eventuais propostas que possam surgir.
A oposição tem um pensamento similar. Ernesto Pedroso, integrante do G5 da ‘Coxa Maior’, não pretende antecipar nenhum contato, mas garante que a permanência de Marquinhos será um dos primeiros atos da diretoria. “É o técnico ideal para o momento do clube. Por uma questão ética, não antecipamos nada, mas a nossa intenção é definir isso assim que o resultado das eleições seja anunciado”, explicou. “O trabalho desenvolvido por ele, na primeira passagem, já foi muito bom. Agora, ele conseguiu tirar o clube de um quadro muito ruim. A renovação, se confirmada, será por merecimento”, concluiu Pedroso.