Considerado em 2011 um dos melhores gramados do país pelos atletas da Série A, para a temporada 2012 o Couto Pereira passará por melhorias dentro das quatro linhas. Além dos cuidados habituais ao término de cada temporada, como descompactação, aeração adubo, há dez dias engenheiros, tratores e uma equipe especializada, se ocupam com detalhes minuciosos para encaixar os novos mecanismos que serão integrados ao campo, aprimorando a irrigação e o dreno do estádio.

continua após a publicidade

“Tínhamos uma boa drenagem e nosso sistema de irrigação mostrava-se eficiente. Agora, pretendemos deixar o Couto Pereira ainda melhor. Teremos maior controle e a operação para irrigar será bem mais simples. Já o dreno, melhorado, resolverá alguns detalhes pontuais de áreas especificas do campo”, destaca José Rodolfo Gonçalves Leite, Superintendente Administrativo do Clube.

Para as novas instalações, uma rede estrutural foi implementada em todo o campo; são tubulações especiais, encanamento de ponta a ponta e aspersores em inox responsáveis pelos pontos de irrigação. Ao todo, são 38 distribuídos não apenas na área de jogo, mas também nos espaços atrás dos gols.

Outra novidade é a forma de operação. Quando a reforma estiver concluída, ela será operacionalizada por computador, dando maior controle, gerando economia e certamente mais eficiência, como afirma o gerente de infra-estrutura do Clube, Sergio Nievola. “A operação será programada dentro de uma lógica. Iremos trabalhar de acordo com as situações climáticas. Por exemplo, nos períodos de seca, ou de geadas, haverá um trabalho preventivo para cada momento”.

continua após a publicidade

O novo sistema trará também o uso controlado da água. Neste caso, não apenas o aspecto econômico é observado. Além de gerar economia, ele dará condição em utilizar exatamente o necessário com jatos de água precisos em áreas específicas pelo tempo adequado, uma questão de consciência.

“Isso é basilar, pensamos na economia financeira, mas temos consciência em racionalizar a água, mesmo sendo utilizada de poços. Por isso quando falamos na nova irrigação falamos também em responsabilidade”, destaca Leite. “Temos os planos de utilizar, em um futuro breve, água de chuva. Para isso iremos construir cisternas integradas ao sistema”, complementa Nievola.

continua após a publicidade

Após instalar todo o sistema, será feita distribuição adubo e areia. O processo de manutenção inclui atividades diárias e a previsão para liberar do campo para jogos é dia 20 de janeiro.