LEIA MAIS: Com autoridade, Coritiba goleia Avaí e se afasta da ZR!
Além de golear, o que não fazia desde a primeira rodada do Brasileirão, o Cori jogou bem. O primeiro gol logo a 17 minutos de jogo foi fundamental. Por sinal, os jogadores mais decisivos nessa arrancada (para sair da penúltima posição e conquistar dez dos últimos 12 pontos) foram os protagonistas da vitória. O primeiro deles foi Thiago Carleto, o cobrador de faltas e escanteios que andam virando gols.
A abertura da vitória foi em um escanteio cobrado pelo lateral-esquerdo. Mais uma daquelas bolas na primeira trave, que geralmente são convertidas por Werley, mas que no sábado foi aproveitada por Alan Santos. Justamente o segundo protagonista da noite, o melhor jogador em campo e o termômetro do Coxa. Com um time mais voluntarioso nas últimas rodadas, Alan ganhou mais liberdade para jogar. E é assim que ele ficou ainda mais importante para o rendimento alviverde.
Confira as imagens da vitória do Coxa!
É possível escalar um terceiro protagonista, talvez o mais contestado dos jogadores contratados pelo Coritiba em 2017. Tiago Real foi ganhando espaço no time titular por conta de seu papel tático. À frente de Rafael Longuine, Matheus Galdezani e Baumjohann, a “formiguinha” coxa-branca é intocável no esquema de jogo de Marcelo Oliveira. E acabou marcando um gol de cabeça, em outra assistência de Thiago Carleto. Foi o terceiro da noite, que ainda teve um golaço de Jonas no finalzinho da partida.
Claro que faltou falar de Wilson, outra vez o personagem alviverde. Seguro no gol, líder em campo e ídolo da torcida, o camisa 84 ainda fez o que quase todos os jogadores de linha tentaram e não conseguiram durante o ano – marcar um gol de pênalti. Era um momento-chave do jogo, reta final do primeiro tempo, e o goleiro teve tranquilidade para marcar o segundo coxa, consolidando a vantagem e permitindo que o time voltasse a campo para fazer uma ótima etapa final.
Mas acima de Tiago Real, Thiago Carleto, Alan Santos e Wilson, a goleada do sábado teve como protagonista a torcida do Coritiba. Em um horário notadamente complicado no Brasileirão, foram mais de 20 mil pessoas no Couto Pereira – aproveitando a promoção de ingressos mas também participando efetivamente da noite. E desde antes do confronto, recebendo o time como se fosse uma final. E era.
Veja a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro!
Faltando seis rodadas para o final do campeonato, o Coritiba ainda tem três jogos para disputar em casa, contra Ponte Preta, São Paulo e Chapecoense. E como recriou o “fator Couto” contra o Avaí, manter-se na primeira divisão passou a ser uma realidade clara.