Se na área executiva-administrativa todos trabalham para transformar o clube numa verdadeira empresa, do ponto de vista gerencial, no futebol, a área mais visível, a intenção é unificar e organizar todos os setores. “A mudança mais importante foi poder acoplar o departamento de futebol de base abaixo da superintendência de futebol. Todo o futebol do Coritiba está dividido em oito departamentos e tudo isso dentro de uma cadeia onde o atleta que chega ao Coritiba, desde o sub-11 até o profissional, é coordenado por todos os chefes de departamento”, explica Felipe Ximenes, superintendente de futebol.
De acordo com ele, é importante essa unificação para as informações sobre o que se passa com todos os atletas não se perderem dentro do clube. “O mais importante de tudo é que a gente passa a ter informações do clube e não de pessoas. Informações de atletas de cada categoria precisam ser uma informação do clube. Quando você tem um departamento, independente da pessoa que está à frente desse departamento, essa pessoa está representando o clube e não só uma pessoa ou uma equipe sozinha dentro do clube. Acho que isso acrescenta muito e o legado que o clube vai ganhar no médio e longo prazo nessa unificação de departamento é muito grande”, destaca.
Para tanto, Ximenes revela que o clube implantou um novo sistema que unifica tudo isso de maneira prática e acessível aos profissionais. “A gente tem hoje em pleno funcionamento um software único no Brasil e o Coritiba tem possibilidade de trabalhar com isso. Todos os dados estão acessíveis aos profissionais do Coritiba e isso é muito importante. Isso vai surtir um efeito e as pessoas vão sentir a importância da verticalização desse processo”, completa Ximenes.