Reforço mais desconhecido apresentado pelo Coritiba neste início de temporada, o atacante colombiano Yilmar Filigrana, não estará à disposição do técnico Paulo César Carpegiani para a estreia no Campeonato Paranaense diante do Cianorte, neste domingo (29), às 17h, no interior do Estado. O jogador ainda depende da regularização da sua transferência na Fifa e da sua situação no Ministério do Trabalho para poder entrar em campo.
Segundo informações divulgadas pelo clube, desde quando Filigrana chegou, na primeira semana de janeiro, o departamento jurídico deu entrada em todo o processo burocrático do jogador para que a situação pudesse ser regularizada a tempo da estreia no Estadual. Da parte do Coritiba, toda a documentação foi encaminhada à Fifa e resta agora o aval da entidade máxima do futebol mundial para que a transferência internacional seja concluída.
Além da liberação da Fifa, que deve acontecer nos próximos dias, o principal entrave na regularização do jogador segue sendo no Ministério do Trabalho. Toda a documentação já foi enviada à Brasília e Yilmar Filigrana segue aguardando o visto de trabalho para poder exercer sua profissão dentro do território nacional.
Filigrana deve ser utilizado pelo técnico Paulo César Carpegiani tão logo tenha seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já que vem sendo um dos destaques do setor ofensivo do Verdão nessas primeiras semanas de pré-temporada e nos jogos-treinos realizados pelo Coritiba.
Além de ainda não poder contar com o atacante Kléber, que terá que cumprir suspensão por causa de uma expulsão do Estadual do ano passado, Carpegiani não terá os atacantes Rildo e Neto Berola, que estão voltando do departamento médico, ainda seguem aprimorando a parte física e não vão enfrentar o Cianorte. O atacante Henrique Almeida, apesar de já ter a sua situação regularizada, não deverá ser relacionado, já que foi o último jogador a se apresentar para iniciar o trabalho da pré-temporada alviverde. Com isso, o ataque coxa-branca, na estreia do Estadual, deverá contar com Iago e Léo Santos.