Um dos personagens do rebaixamento do Coritiba para a segunda divisão, o meia Anderson enfim encerrou um longo período de inatividade. Ele foi anunciado nesta segunda-feira (30) como reforço do Adana Demirspor, que disputa a segunda divisão do futebol turco. Dispensado pelo Coxa e sem despertar interesse do Internacional, que detinha seus direitos econômicos e que acabou rescindindo seu contrato, o jogador parte para uma jornada rumo ao desconhecido.
- Coxa tá de olho no lateral-esquerdo Romário, do Ceará
- Pontos perdidos em casa vão tirando o Coritiba do G4
Anderson foi do céu ao inferno no Coritiba. Contratado no início da temporada passada, começou se destacando durante o Campeonato Paranaense, e foi o melhor jogador das finais contra o Atlético. Era uma das peças do “trivote”, como ficou apelidado o meio-campo com ele, Alan Santos e Matheus Galdezani. E também era uma das esperanças da antiga diretoria alviverde, que antes do Brasileirão afirmou que o elenco do Coxa era um dos melhores do país.
Mas seu auge com a camisa do Cori marcou também o início da queda. Anderson passou a conviver com lesões no mesmo período em que afirmou que tinha propostas para jogar em Portugal e na Turquia – coincidência ou não, onde ele vai atuar agora. Depois o meia chegou a ser afastado pela diretoria, e numa decisão polêmica, foi reintegrado pelo técnico Marcelo Oliveira às vésperas da última rodada do Campeonato Brasileiro, e entrou em campo no jogo contra a Chapecoense, que decretou o rebaixamento alviverde.
Sua permanência no Alto da Glória ficou insustentável, e a nova diretoria, eleita em dezembro, sequer cogitou renovar seu contrato – apesar de ter seu salário parcialmente pago pelo Internacional, Anderson tinha um dos maiores salários do elenco. Sem espaço em Porto Alegre, o jogador ficou inativo até agora, quando fechou contrato por três temporadas com o Adana Demirspor, que foi o 14º colocado da segunda divisão turca na temporada 2017/18.
Confira a tabela e a classificação da Segundona!
Anderson foi considerado um dos maiores talentos do futebol brasileiro quando surgiu no Grêmio. Foi o herói da “Batalha dos Aflitos”, e rapidamente despertou o interesse do Manchester United. Pelo clube inglês, ganhou um Mundial, uma Champions League e quatro edições da Premier League, mas nunca se firmou. Em entrevista recente, um de seus contemporâneos, o zagueiro Wes Brown (hoje no Sunderland), afirmou que o meio-campista foi o “jogador menos inteligente” com quem atuou no United.