Nos quase 25 anos de carreira, o ex-goleiro Jairo, ídolo do Coritiba e de outros clubes que passou, sempre teve muitos desafios em campo. Foi o dono da meta alviverde em nada menos do que 410 jogos nas décadas de 70 e 80, teve grandes atuações, quebrou marcas e conquistou vários títulos, entre eles o Brasileirão de 1985. Agora, aos 72 anos, ele terá uma batalha mais difícil pela frente. Talvez a mais difícil da sua vida.

continua após a publicidade

No mês passado, foi diagnosticado com um tipo de câncer raro no rim e está lutando bravamente contra a doença. O tratamento escolhido é caro, custa R$ 9 mil por mês, e a família do ídolo coxa-branca criou a campanha ‘Defenda o Jairo‘, pedindo a mobilização de torcedores, fãs e ex-jogadores para manter a esperança de vida do ‘Pantera Negra‘ para o próximo ano.

+ Leia também: Artilheiro do Coxa entra na mira de times da Série A

O tratamento é feito através de um comprimido por dia e o SUS não faz a cobertura. Jairo está em casa, debilitado e perdeu muito peso nas últimas semanas. A família garantiu o tratamento para os próximos dois meses. Será necessário arrecadar R$ 90 mil para que o ídolo do Verdão consiga um ano inteiro deste tratamento. A família do ex-goleiro, então, criou uma arrecadação on-line para quem quiser contribuir com qualquer valor. Esta, na verdade, é a grande esperança dos familiares para que o ex-goleiro possa vencer uma das grandes batalhas da vida.

continua após a publicidade

“O remédio tem um custo alto. Quando entra na Justiça, a espera é de quatro a seis meses e não podemos esperar esse tempo. Temos esperança e vai dar tudo certo. A gente crê muito na ajuda de todos. Estou cuidando dele e o tratamento está sendo feito todo em casa. Vai dar tudo certo”, contou Geny da Silva, esposa do ex-goleiro.

+ Mais na Tribuna: Relembre a trajetória de Jairo no Coritiba

continua após a publicidade

Jairo foi homenageado pelo Coritiba em fevereiro deste ano, no Couto Pereira, antes do clássico Atletiba do Campeonato Paranaense. Na ocasião, acompanhado da sua esposa, ele estava forte, lúcido e foi ovacionado pelo torcedor coxa-branca. A mulher do ‘Pantera Negra‘, inclusive, trabalhou como voluntária no Hospital Erasto Gaertner e percebeu os primeiros sintomas da doença do ex-jogador.

Jairo fez história com a camisa do Coxa, inclusive fazendo parte da campanha do título do Brasileirão de 1985. Foto: Arquivo

“De um tempo pra cá o meu pai foi perdendo muito peso. Minha mãe, acostumada com isso, percebeu. Fizemos alguns exames e constatamos o câncer no rim. A gente não sabe a causa, se é genético e levantou-se a possibilidade até que pode ser por conta das quedas que sofreu ao longo da carreira”, comentou Jairo Nascimento, filho do ex-jogador.

+ História: Jairo foi o goleiro que ficou mais tempo sem sofrer gols pelo Verdão

As quedas e grandes defesas que tanto deram alegrias às torcidas do Coca, Corinthians, Fluminense, entre outros times, ficaram no passado. O presente, agora, é a esperança de um futuro de saúde para o ex-arqueiro. É isso que espera a família do jogador, que vem passando um período de dificuldades com essa nova e triste realidade na vida do ex-jogador.

“Tem sido muito difícil. Nunca vi meu pai mal. Então, tem sido complicado para a gente lidar com esse tipo de debilitação. Não é novidade para nós, porque minha mãe trabalhou com pessoas assim. A gente sempre tentava ajudar, corria atrás, principalmente pela agressividade da doença. Mas isso é lidar com os outros, agora lidar com um familiar tão próximo como meu, é bastante complicado”, lamentou Nascimento.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

Esse misto de sentimentos de tristeza pela doença do pai atinge a mesma proporção de esperança de um futuro melhor para Jairo. Ex-jogadores já começaram a ajudar na causa. O Coritiba também já anunciou que vai comprar a briga para que os familiares do ex-goleiro consigam os recursos para o próximo ano de tratamento. Se o dinheiro pretendido for arrecadado e, neste meio tempo houver uma vitória na Justiça para que o SUS faça a cobertura do tratamento, os recursos serão doados ao setor de oncologia do Hospital Erasto Gaertner.

“Estamos contando com o apoio de ex-jogadores. Ou que fizeram história pelo Coritiba ou que jogaram com meu pai. Começamos hoje (ontem) a arrecadação on-line. Pedimos qualquer valor”, concluiu Jairo Nascimento.

Apoio

A campanha iniciou ontem e já está mobilizando torcedores, o próprio Coritiba e ex-jogadores. O comentarista da Rede Globo, Walter Casagrande, que conviveu com Jairo no Corinthians, já declarou apoio à causa. Além da doação, gravou um vídeo em prol da campanha ‘Defenda o Jairo‘ e lembrou da convivência com o ex-companheiro no Timão quando ainda era juvenil.

“Ele já tem dois meses pagos e precisa de mais dez. Estou aqui para pedir que as pessoas ajudem, ex-jogadores, torcedores, fãs de todo o Brasil. Se puderem fazer isso eu vou agradecer muito. Ele foi muito importante na minha carreira, no meu início. Treinava com ele quando eu era juvenil e ele sempre foi muito simpático e me ajudou muito. Então, é um pedido meu”, disse Casagrande, em um trecho do vídeo.

Como ajudar

Quem quiser contribuir em prol da saúde do ex-goleiro do Coxa pode fazer a doação através do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/defenda-o-jairo. Também está à disposição uma conta para depósito na Caixa Econômica Federal. Os dados são: Conta Poupança 0581 operação 013 e Conta 00004157-4.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!