Alento

Entre os que brigam pra não cair, Coritiba tem a melhor campanha recente no Brasileirão

Nos últimos jogos, Coxa conseguiu dar uma arrancada na tabela, enquanto os demais caíram de rendimento. Foto: Jonathan Campos

SELO_COXA_BARRA_1COL

O Coritiba pode até ter perdido dois jogos seguidos nas últimas rodadas, contra Atlético-MG e São Paulo, que o deixaram em uma situação complicada no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, o Coxa ainda tem a melhor campanha nas últimas dez rodadas entre os concorrentes diretos na luta contra a degola.

Levando em consideração a tabela de classificação apenas dos últimos dez jogos, o Alviverde estaria em 7º lugar, o que reforça a recuperação do time na reta final da competição. Nos últimos dez jogos, a equipe somou 15 pontos, vencendo quatro, empatando três e perdendo três.

O Vitória, que está empatado com o Coritiba com 43 pontos no campeonato, mas que está na frente pelo fato de ter um melhor saldo, conquistou apenas 11 pontos nas dez últimas partidas disputadas, somando duas vitórias, cinco empates e três derrotas. Os últimos três pontos vieram na vitória por 3×2 contra a Ponte Preta, que determinou a queda da Macaca para a Série B.

O Sport, 17ª colocado, já na zona do rebaixamento, conseguiu 9 pontos neste período. Se a classificação só levasse em contras estas partidas, o time de Recife estaria em 19º, atrás apenas da Ponte Preta, que perdeu sete jogos dos últimos dez que disputou, o que foi decisivo para a sua queda com uma rodada de antecedência.

Confira a classificação completa do Brasileirão

Por fim, o Avaí, que também tem 42 pontos, conquistou 12 pontos dos últimos 30 que disputou, somando três vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

Portanto, a boa campanha do Coxa nas últimas rodadas, com nada menos do que 50% de aproveitamento, é um alento para a torcida, mesmo que a Chapecoense, adversária na última rodada, tenha vencido quatro, empatado cinco e perdido apenas um jogo neste mesmo período, o que levou os catarinenses a brigarem por uma vaga na Libertadores.