O empate sem gols diante do Figueirense, na noite de quarta-feira (12), no Couto Pereira, não foi nem de perto o resultado esperado pelo Coritiba na luta para fugir do rebaixamento. No entanto, o time alviverde contou com os tropeços de alguns de seus concorrentes e, mesmo com o 0x0 em casa, ao invés de se aproximar da ZR, conseguiu abrir mais um ponto para a área de risco da competição.
Mais do que isso, o Coxa também viu seu risco de queda diminuir depois desse empate. De acordo com o site especializado em estatística, Chance de Gol, o Verdão, que iniciou a rodada com 8% de chances de cair, agora tem apenas 3,8% de risco de disputar a Série B em 2017.
Essa distância para a zona de rebaixamento só ficou maior graças à derrota do Internacional por 1×0 para o Botafogo, no Rio de Janeiro, e segue com 33 pontos, ainda afundado na área de risco. O Coritiba, por sua vez, com o empate, chegou aos 37 pontos e voltou a ocupar a 12ª colocação na classificação.
Outros dois times que estão na parte debaixo da classificação também tropeçaram. O Santa Cruz, que tem 23 pontos, perdeu para o Corinthians e, junto com o América-MG, está entre os times virtualmente rebaixados. O Sport, jogando em Santa Catarina, foi derrotado pela Chapecoense por 3×0, permaneceu com 34 pontos e só não entrou na ZR graças ao tropeço do Internacional.
O Coxa, no entanto, pode perder três posições ao final dessa rodada. Para isso não acontecer, o time alviverde terá que torcer para que Cruzeiro, São Paulo e Vitória não vençam seus jogos contra Palmeiras, Ponte Preta e Santos, respectivamente. No entanto, mesmo que essas equipes vençam e o Verdão caia na classificação, a distância para a ZR seguirá a mesma.