O bom empate em Porto Alegre e a combinação de outros resultados reanimou não só o espírito do Coritiba para buscar uma Libertadores como também as projeções para o futuro da equipe no Campeonato Brasileiro. Em nenhum momento da competição o Alviverde teve números tão positivos nos cálculos das chances de cada time. Mesmo estando na 9.ª colocação, o Coxa está à frente de Flamengo, Internacional e Palmeiras e bem próximo do Fluminense na briga direta pela quarta vaga à competição continental na prancheta dos matemáticos. Só falta melhorar o desempenho fora de casa.

continua após a publicidade

Na contabilidade do Chancedegol.com.br, o Coritiba passou de 33% para 35,4% de possibilidade de garantir um lugar na Libertadores. A conta foi feita após a partida de domingo ao empatar com o Internacional. O resultado segurou o time gaúcho, que caiu para apenas 19,4%. O Alviverde ainda contou com as patinadas de Flamengo e Palmeiras, que desperdiçaram oportunidades de seguir subindo na tabela e mantendo números melhores de chegar à Libertadores. Uma ótima brecha para o time buscar a terceira participação na competição após 1986 e 2004.

Para tanto, precisa manter ou até mesmo melhorar o aproveitamento no Couto Pereira, que está em 66,7%, e conquistar mais pontos longe do Alto da Glória. Como visitante, o Coxa tem apenas 25% dos pontos conquistados e se subir esse percentual começa a descontar a diferença de quatro pontos que o Fluminense tem hoje. A sequência de adversários exige cuidado. Amanhã o time recebe o Cruzeiro em casa e depois sai para encarar Ceará e Figueirense na sequência. Por isso, manter o desempenho nesses jogos é encarado como fundamental nas pretensões do Coritiba.

“Acho que o campeonato está em aberto, estamos a quatro pontos do primeiro dentro da Libertadores e tudo é possível. O Coritiba até que tem alternado um pouquinho fora, mas dentro de casa é um time forte, que luta muito, os jogadores estão comprometidos e isso nos dá a esperança de brigar por uma vaga na Libertadores”, avalia o técnico Marcelo Oliveira.

continua após a publicidade

A projeção atual é de que com 63 pontos é possível se classificar. Para chegar lá, o Alviverde precisa de mais dez vitórias nas 14 partidas que restam.