O zagueiro Emerson não deve mais vestir a camisa do Coritiba em 2012. A fratura no dedão do pé direito, sofrida no dia 31 de julho, na derrota por 1 x 0 para o Grêmio, pela Copa Sul-Americana, vem se tornando cada vez mais complexa e uma cirurgia no local deve ser o próximo passo.

continua após a publicidade

O departamento médico do Coxa ainda não confirmou que a operação terá que realmente ser feita, uma vez que ainda aguarda o resultado de um novo exame, que sai amanhã. Porém, o coordenador médico do clube, Lúcio Ernlund, admitiu que a imobilização do local, que foi feita na semana passada, não está trazendo a evolução esperada. “Ele não está tendo a recuperação que era esperada. É uma fratura que o primeiro tratamento era clínico. Por isto a demora para a recuperação e há uma possibilidade de uma cirurgia. Se isto acontecer, ele não joga mais este ano, mas isto ainda não está decidido ainda”, disse, em entrevista à rádio 98 FM.

A esperança era que a fratura cicatrizasse com a imobilização do pé e evitasse afastar o atleta dos gramados por um tempo maior. Só que, com apenas uma semana de tratamento, nenhum tipo de resultado pôde ser visto. “Se o osso cicatrizar de uma hora para outra, ele volta aos treinamentos. Mas isto não está acontecendo”, completou Ernlund. Desde que sofreu a lesão, o zagueiro passou por vários tipos de tratamento, até que o Coxa recorreu a um especialista, o doutor César Baggio, que confirmou que a fratura no dedão atingiu também o tendão e indicou a imobilização.

Até o momento, o Alviverde disputou 65 partidas nesta temporada e Emerson participou de 43 delas. Porém, das 22 vezes em que ficou de fora, 15 foram após a lesão. Neste período, o Coritiba sofreu 22 gols (1,4 por jogo) e venceu apenas cinco vezes, empatou outras duas e perdeu oito, tendo um péssimo aproveitamento de apenas 37,7% dos pontos disputados. Além disso, quando o camisa 3 atuou, foram apenas 9 derrotas durante toda a temporada. Sem ele em campo, nas 22 ocasiões, o time perdeu em dez oportunidades e venceu em somente outras 9.

continua após a publicidade

São números que mostram a importância do jogador, tanto na defesa quanto no ataque. Mesmo depois de tanto tempo sem atuar, ele ainda é o vice-artilheiro do Coxa na temporada, com 11 gols marcados, ao lado de Lincoln, e atrás apenas de Éverton Ribeiro, que já balançou as redes 14 vezes.