O Coritiba terá dois reforços ao retornar ao Campeonato Brasileiro, após a Copa das Confederações: o zagueiro Emerson e o atacante Keirrison. Os jogadores aproveitam a semana de folga dada ao elenco para acelerar o aprimoramento físico no CT da Graciosa e estar prontos para a fase decisiva da recuperação, que será a partir do dia 20, quando o Coxa embarca para a intertemporada em Foz do Iguaçu.
Allan Costa Pinto |
---|
Keirrison: sem jogo oficial desde outubro de 2011. |
A intenção da comissão técnica é colocar Emerson e Keirrison aos poucos, durante as partidas do segundo semestre. Os dois vêm de longo período de inatividade. Emerson está parado desde que levou um pisão no pé direito, em 31 de julho do ano passado, quando atuava por um jogo da Copa Sul-americana, contra o Grêmio. Desde então, nunca mais voltou a campo. Já o caso de Keirrison é reflexo de sucessivas lesões. A mais recente, uma ruptura nos ligamentos do joelho direito, quando ainda estava em processo de recuperação de uma cirurgia anterior, ocorrida em novembro de 2011. O jogador não disputa uma partida oficial desde 29 de outubro de 2011, quando ainda atuava pelo Cruzeiro.
Hoje, tanto Emerson quanto Keirrison estão clinicamente liberados, e dependendo apenas da recuperação física. A participação deles em treinamentos com bola passou a ser mais intensa nas duas semanas anteriores. Agora, na intertemporada em Foz, será o teste final para eles.
O processo de transição de Emerson e Keirrison deverá ser semelhante ao empregado para o meio-campo Bottinelli, após ele fraturar o tornozelo direito em uma dividida com Lincoln, em um treino despretensioso no Couto Pereira, em fevereiro deste ano. O argentino não disputou o Campeonato Paranaense e passou a entrar no segundo tempo das partidas nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O mesmo vem acontecendo com o atacante Everton Costa, que em setembro do ano passado sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho direito.
A meta do técnico Marquinhos Santos é chegar para o duelo contra o Flamengo, dia 6 de julho, com 100% do elenco fora do departamento médico. Caso consiga, ele pode até estudar mudanças no time. Não surpreenderia se levasse a campo a seguinte escalação na 6.ª rodada: Vanderlei; Victor Ferraz, Emerson, Leandro Almeida e Diogo (Abner); William, Gil, Botinelli e Alex; Rafinha e Deivid (Keirrison).