Com uma atuação eficiente, o Coxa fez seu papel, empatou em 0x0 com o Vasco, ontem à tarde, no Couto Pereira, chegou aos 44 pontos, terminou a competição nacional na 15ª colocação e assegurou sua permanência na elite do futebol nacional do ano que vem. O time cruzmaltino, por sua vez, castigado pelo péssimo ano que fez, não evitou o rebaixamento.
Foi um jogo nervoso. Precisando vencer para escapar da queda, o time carioca propôs o jogo no início e, com mais posse de bola, criou as primeiras chances de marcar. Aos 12, depois da cobrança de escanteio, Serginho antecipou e cabeceou para fora. Dois minutos depois, a defesa alviverde se atrapalhou, Nenê antecipou Walisson Maia, mas Wilson salvou o Verdão de tomar o primeiro.
Com a necessidade da vitória do time cruzmaltino, o jogo ficou aberto. Apesar do gramado pesado por causa das fortes chuvas que castigaram Curitiba na tarde de ontem, a melhor oportunidade de gol da etapa inicial veio aos 32 minutos. Após a falha da defesa do Vasco, Juan fez boa jogada, deixou Henrique Almeida na cara do gol, mas o artilheiro do Verdão mandou para fora grande oportunidade de abrir o placar.
Tensão
Os gols de Figueirense e Avaí sobre Fluminense e Corinthians, respectivamente, logo no começo do segundo tempo, deixaram o clima ainda mais tenso no Couto Pereira. O Vasco, então, passou a ser ainda mais ofensivo na etapa final. Aos dois minutos, a defesa alviverde afastou mal, Matheus pegou o rebote e a bola passou perto. O camisa 20 vascaíno criou outra boa chance aos 15 minutos, mas desta vez o goleiro Wilson fez boa defesa.
Contente com o empate e sem objetividade no seu setor ofensivo, mas que foi prejudicado pelo gramado pesado, o Coritiba arriscou pouco no ataque. As principais tentativas do time coxa-branca aconteceram em bolas aéreas. Para dar mais velocidade ao ataque, Pachequinho colocou Thiago Lopes na vaga de Juan.
A alteração surtiu efeito e, apesar de ainda não ter criado grandes chances, o Coxa passou a ter mais posse de bola. O Vasco, cada vez mais nervoso, já não era mais tão efetivo no ataque e passou a facilitar as ações da defesa alviverde. No final, o Verdão, apesar de satisfeito com o empate, aproveitou os espaços deixados pelo time carioca, criou boas chances, mas acabou empatando sem gols e comemorando a permanência na primeira divisão.
Favoritos
Ao apito final do árbitro gaúcho Anderson Daronco, a torcida coxa-branca elegeu os seus preferidos – os responsáveis por manter o Coxa na elite. O técnico Pachequinho teve seu nome cantado em coro pelo mais de dez mil torcedores presentes no Alto da Glória. O goleiro Wilson, o zagueiro Juninho e o atacante Henrique Almeida também foram homenageados pelo torcedor.
Veja mais lances do jogão entre Coritiba e Vasco!
Feliz Ano Novo! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!