Por trás dos trabalhos da pré-temporada, realizada pelo quarto ano consecutivo na cidade de Foz do Iguaçu, o Coritiba montou toda uma estrutura de apoio ao elenco principal. Numa espécie de força tarefa, todos os departamentos do clube realizam um trabalho integrado e que proporciona aos atletas condições ideais de treinamento, evitando desgastes excessivos e visando principalmente uma melhor preparação física, além ainda de uma regularidade ao longo de toda a temporada – condição inexistente pelos lados do Alto da Glória ano passado.
O acompanhamento do elenco alviverde na estada que dura até domingo na região das três fronteiras é individualizado, e tem como ponto de partida o departamento de fisiologia. Através de exames realizados diariamente através da coleta de sangue dos jogadores, antes e depois dos treinamentos, são indicadas as necessidades do organismo de cada atleta.
“Estamos concluindo a bateria de exames com o elenco, e utilizando recursos que proporcionam um monitoramento individualizado de cada jogador. Esse acompanhamento individual tem sido a nossa linha de trabalho. Antes e após os treinamentos todos os atletas passam por uma coleta de sangue, para acompanhar o nível de CK (enzima que indica um possível risco de lesões) e as necessidades fisiológicas individuais”, explica o fisiologista do clube Raul Osiecki.
Rotineiramente, o profissional da fisiologia do clube acompanha ao lado do gramado os treinamentos que acontecem na região das três fronteiras. Um moderno software finlandês indica em tempo real a necessidade de carboidratos que cada atleta necessita para realizar uma determinada atividade física. Os resultados complementam o trabalho dos profissionais do departamento físico na seqüência da preparação.
Os maiores beneficiados são os atletas mais experientes do elenco. “Joguei pouco ano passado, apesar de ter feito uma boa pré-temporada. Sofri com as contusões, no adutor, nos dois joelhos, e isso me prejudicou muito. Espero que esse ano possa fortalecer o joelho e as pernas pra poder jogar o ano todo”, afirma o atacante Deivid.