O Coritiba viajou para o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense às 21h de amanhã, bem mais leve. Graças à sequência de quatro jogos sem derrotas, marcada por três vitórias – duas delas de goleada, o clima no Alto da Glória é de certo alívio. É bem verdade que ainda faltam seis rodadas para o término do Brasileirão, mas o distanciamento da zona do rebaixamento tira um pouco da pressão sofrida pelo elenco.
- Dois anos e 134 jogos depois, Wilson vira símbolo no Coxa
- Após turbulências, Coritiba vive raro período de estabilidade
- Números da defesa ajudam na recuperação do Cori no Brasileirão
Para o meia Alan Santos, é um alento passar por um período de bons resultados depois da péssima sequência de nove partidas sem vitórias. “No futebol as coisas mudam de uma semana para outra. O trabalho de todos têm sido o melhor possível. A gente já saiu da zona do rebaixamento, que era primeiro objetivo”, disse. Com os últimos bons resultados, o Coxa chegou aos 38 pontos, chegando a quase 40% de aproveitamento.
Para chegar aos bons resultados das últimas rodadas, o jogador disse que houve muitas conversas com o elenco, encabeçadas pelo técnico Marcelo Oliveira. “Conversamos sobre a necessidade das mudanças individuais para que o coletivo viesse a fluir”, afirmou. Os resultados acabaram surtindo efeito e o Alviverde saltou para a 15ª colocação na tabela.
Apesar do respeito ao adversário carioca, que está quatro pontos à frente, é difícil disfarçar o otimismo. O jogador já sonha alto. “Agora nosso grande dever é continuar nesta sequência, para que cada vez mais a gente se afaste do rebaixamento e fique mais perto da Sul-Americana”.
Para que este prognóstico seja cumprido, além de torcer contra os concorrentes diretos, é necessário que a postura do time se mantenha firme, independentemente de onde a partida é disputada. “É muito bom estar convivendo com vitória. Contra o Fluminense a gente tem de manter o equilíbrio durante os 90 minutos, não importa como inicia, mas como termina. Dentro ou fora de casa, precisamos ir atrás da vitória”.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!
No entanto, Alan Santos não esconde que trazer ao menos um pontinho do Maracanã já é um ótimo negócio, especialmente levando-se em conta que o Flu terá o apoio de sua torcida. “A gente fala muito antes do jogo que fora de casa se não ganha, não perde. Estamos somando pontos e neste momento qualquer ponto faz a diferença”.
Por isso, ele minimiza o fato de ter desencantado no Brasileirão na goleada por 4×0 contra o Avaí, no último sábado. Desde o Campeonato Paranaense o meia não balançava as redes. “Não importa quem faça o gol. O que é mais importante é o bom resultado ao final do jogo”.