Com atuações convincentes nas duas recentes rodadas, que resultaram em vitórias sobre Cruzeiro e Grêmio, o Coritiba parece ter reencontrado seu time ideal para a reta final de Campeonato Brasileiro. Graças ao esvaziamento do departamento médico do clube, o que propiciou ao técnico Péricles Chamusca alternativas para arrumar a casa do Alviverde.

continua após a publicidade

Além de ganhar “reforços”, o tempo para treinar também agregou qualidade ao Coxa. Semanas inteiras para dedicar à preparação da equipe foi algo que o antecessor de Péricles Chamusca, Marquinhos Santos, não teve. A ponto de o atual treinador reconhecer que foi fundamental esse período. ‘A vitória contra o Cruzeiro, líder e virtual campeão, já foi um ganho muito ganho na parte de confiança e no aspecto emocional da nossa equipe. Todos esses ingredientes – semana de trabalho, descanso, vitória contra o líder – construíram também a vitória contra o Grêmio’, afirmou.

Outra vantagem atribuída ao maior tempo de trabalho foi a recuperação dos jogadores entre um compromisso e outro. Além das melhoras física e técnica dos atletas – alguns recém liberados pelo departamento médico -, Chamusca promoveu, dentro de suas convicções, cinco alterações pontuais que deram maior segurança ao time. O zagueiro Leandro Almeida, recuperado de lesão, voltou a atuar com excelência e arrumou a cozinha alviverde. Também livre de problemas clínicos, os volantes Willian, recentemente envolto numa negociação furada com o Grêmio, e Júnior Urso voltaram a render o esperado.

As modificações que melhor demonstram o diferenciado trabalho de Péricles Chamusca, entretanto, são as laterais da equipe. Antes encarado como um problema crônico, o treinador encontrou em Gil pela direita, e Carlinhos pelo setor esquerdo, seus homens de confiança pelos lados do campo. Com o time ajustado, e que terá sequência nas próximas rodadas, o técnico considera que o grupo está fortalecido para enfrentar o Vasco fora de casa, no sábado. “O grupo está bem centrado, sabe que tem condições de ganhar de qualquer adversário. Vai estar mais fortalecido para a nossa próxima grande decisão, que é o Vasco”, conclui.

continua após a publicidade