Em 2013, o Coritiba vai apostar no futsal. O clube pretende usar a modalidade, que é forte no interior paranaense, para propagar sua marca além das fronteiras de Curitiba e região metropolitana. Com isso, o Coxa espera fisgar mais torcedores. Apesar da diretoria do Coritiba ainda ter oficializado a iniciativa, a ideia é que a nova equipe comece os trabalhos já no próximo ano. O Alviverde vai se inscrever na série Bronze – divisão de entrada do futsal do Estado -, mas pode migrar para a série Prata automaticamante, por conta de um convite da Federação Paranaense de Futsal. Quem garante é o presidente da Associação Amigos do Futsal, José Rolim. “Foi proposta uma parceria com o Coritiba e o contrato foi analisado e aprovado”, disse.
A intenção do Coxa é montar uma equipe competitiva para as disputas do Campeonato Paranaense, que começa em abril do próximo ano, e que possa brigar por um acesso à elite do esporte no Estado (série Ouro) em 2014. Vale lembrar que o clube já possui um projeto na modalidade, mas com categorias de base (do mamadeira, sub-7, ao Infantil, sub-15, incluindo uma equipe feminina). Os custos de manutenção do projeto giram em torno de R$ 40 mil, que seriam viabilizados através de parcerias com a associação. Ainda não há uma definição quanto ao local onde seriam mandados os jogos, mas especula-se que a casa da equipe na Capital seja o ginásio do Tarumã. Ainda nesse sentido, algumas partidas podem ser disputadas também no interior do Estado.
O acordo se mostra benéfico. Do lado do Coritiba surge como uma oportunidade de difundir ainda mais sua marca por todo o Paraná, alinhado com o trabalho que já tem sido realizado há alguns anos, como parte do projeto de reestruturação do clube. Este ano foi lançada a campanha “Amo minha terra, torço pelo meu Estado” – uma iniciativa que também busca recrutar novos torcedores, principalmente no interior paranaense. Além disso, se mostra como mais uma oportunidade para fortalecer o futsal da Capital, que até este ano teve o Paraná Clube na série Ouro. Porém, com o rebaixamanto, o Tricolor decidiu suspender as atividades. “Nós do futsal esperamos que essa parceria traga maiores incentivos para a modalidade, e que nosso esporte tenha mais visibilidade”, afirmou José Rolim.
O futsal é um esporte conhecido por desenvolver habilidades nos atletas, marcado pelo dinamismo e a velocidade de jogo. São características comuns entre os praticantes sobretudo dos atletas de campo formados na modalidade. Por isso, não são raros os casos de jogadores de futebol que iniciaram a trajetória na modalidade. Alex, meio-campo do Coritiba, e Tcheco, atualmente auxiliar técnico da equipe, são exemplos clássicos.