Na realidade do futebol brasileiro, ter dias a mais para trabalhar é privilégio para poucos. O técnico Eduardo Baptista, depois de duas semanas no comando do Coritiba, fará amanhã, às 21h30, em Barueri, diante do Oeste, somente o segundo jogo à frente do time coxa-branca. Tempo importante e fundamental para o Verdão, que, depois da disputa do Campeonato Paranaense, vive um momento de reconstrução para obter êxito no seu objetivo principal da temporada, que é conseguir o acesso à primeira divisão.
- Coritiba tem problemas nas laterais contra o Oeste
- Kléber volta a treinar no Coxa, mas em horário separado
Na estreia do treinador, na última sexta-feira, na vitória por 1×0 sobre o Criciúma, no Couto Pereira, o Coritiba venceu, mas não convenceu. O time já teve um pouco da cara do novo comandante, mas provou que ainda precisa melhorar muito para a sequência da Série B. Para evoluir e buscar a terceira vitória seguida na competição, Eduardo Baptista comemorou os dias a mais que tem para trabalhar com o elenco.
“No futebol brasileiro é realmente um privilégio ter esse tempo para trabalhar. A tensão maior é para o time que não vem jogando, para conhecer os atletas e poder criar algumas variações. Temos pontos a melhorar com relação ao último jogo. Com esse tempo, você consegue trabalhar situações específicas a cada dia, sem espremer tudo em um treino só. A gente espera, então, ter a evolução do último jogo para esse”, salientou o técnico.
Um dos aspectos a serem aprimorados para a sequência da Série B é a compactação da equipe. Diante do Criciúma, as linhas de marcação ficaram distantes e, por isso, o Coxa passou tantos sustos, que quase comprometeram a vitória dentro de casa.
“Temos que ter essa compactação das duas linhas, dos volantes principalmente, que precisam estar próximos aos zagueiros para que a gente consiga ganhar a segunda bola. Jogamos um pouco longe contra o Criciúma, tentamos compactar o time e espero que a gente consiga melhorar isso. Temos trabalhado e conversado bastante para que a gente possa ter o controle do jogo e saber a hora de matar a partida”, reforçou Baptista.
Confira a tabela completa da Série B!
O tempo de trabalho já não será o mesmo na sequência da Série B. Depois de enfrentar o Oeste, o time coxa-branca terá apenas três dias para se preparar para o compromisso contra o Brasil de Pelotas, terça-feira, no Couto Pereira.
Ao mesmo tempo em que o tempo de trabalho é fundamental para o treinador aumentar o nível de competitividade do Alviverde na Série B, conseguir bons resultados também é importante para o clube figurar na parte de cima na tabela. Com seis pontos, o Coritiba está na 8ª posição e tem a chance de entrar no G4 já nesta rodada. Para isso, precisa vencer um duelo, visto por Baptista, como muito complicado.
“Conheço alguns jogadores do Oeste e é um time muito leve do meio para frente. São jogadores com irreverência e precisamos ter uma atenção muito grande com o meio-campo para frente. Fizeram bom jogo quando jogaram em casa. Estamos acompanhando bem para tentar neutralizar e conseguir um bom resultado”, finalizou o comandante coxa-branca.