O futebol do Paraná se destacou na última década (2000-2009) por revelar goleadores. Em três edições, o trio-de-terro curitibano liderou a lista dos goleadores do Brasileirão.
O maior artilheiro da competição até hoje é Washington “Coração Valente” que anotou 34 gols em 2004, quando defendeu o Atlético. Naquele ano, o Furacão foi vice-campeão brasileiro.
Em 2007, Josiel marcou 20 gols defendendo o Paraná Clube e, no ano seguinte, foi a vez do jovem Keirrison com o Coritiba, quando dividiu a artilharia do campeonato com Kleber Pereira (Santos) e Washington (Fluminense). Todos com 21 tentos.
Em 2010, o “estado leite quente” será representado apenas pelo Atlético na Série A. Por isso a responsabilidade de manter a fama de celeiro de goleadores recairá nos pés de uma dupla mineira: Alex Mineiro e Bruno Mineiro.
Os dois atacantes se conhecem, são amigos, mas até agora não atuaram juntos uma só partida. Isso devido a lesões. Alex vem sofrendo com contusões desde quando retornou ao Furacão, em 2009.
Esse ano jogou apenas as duas últimas partidas do Estadual e o segundo jogo contra o Palmeiras pela Copa do Brasil. Bruno, por sua vez, foi contratado no início deste ano para ser artilheiro. E não decepcionou.
Terminou o estadual como goleador do time e do campeonato, mesmo ausente das últimas rodadas, quando se machucou. Bruno voltará a campo somente na 2ª rodada do Brasileirão.
Já Alex estará no banco de suplentes e poderá atuar contra o Corinthians. Pelas características de jogo, dificilmente a dupla mineira será titular do Furacão, apesar de terem demonstrado no decorrer da carreira a “veia” de artilheiros.