Ainda correndo o risco de rebaixamento à Série B e, mesmo sem a definição de qual divisão do Campeonato Brasileiro vai disputar no ano que vem, o Coritiba entrará na temporada de 2016 com uma base da sua equipe já formada. Isto porque dos 36 jogadores do atual elenco alviverde, somente 13 atletas e o técnico Ney Franco têm seus contratos se encerrando em dezembro.
O treinador alviverde, que pelo desejo da diretoria deve permanecer na próxima temporada, independentemente da divisão que o Verdão vai disputar, afirmou que tem discutido algumas coisas com o diretor Valdir Barbosa, mas ressaltou que é muito cedo para falar sobre renovações com a situação indefinida no Brasileirão deste ano.
“Conversamos algumas coisas para o ano que vem. Mas acho que é cedo para começar a falar de renovação. Temos que definir a situação no Campeonato Brasileiro. Por isso, vamos tentar confirmar nossa situação na Série A o mais rápido possível para que a diretoria possa ter tranquilidade para remontar a equipe para a próxima temporada”, frisou o comandante coxa-branca, que inicialmente tinha se programado para trabalhar até o final do ano e depois passar uma temporada no exterior com a família.
Dos 13 jogadores que têm seus contratos se encerrando com o Coritiba, cinco são considerados titulares. São os casos do zagueiro Leandro Silva, que tem atuado na lateral-direita, o lateral-esquerdo Juan, o meia Lúcio Flávio, além dos atacantes Kléber Gladiador e Henrique Almeida.
Henrique Almeida caiu nas graças da torcida e é o artilheiro do Verdão na competição nacional com oito gols marcados. A diretoria coxa-branca não esconde que a permanência do goleador é uma das prioridades do clube para a próxima temporada. Os dirigentes deverão se reunir em breve com o empresário do atleta para tentar a renovação de contrato do centroavante por mais uma temporada.
Se Ney ficar, jogadores também ficarão
A permanência dos outros jogadores titulares do time coxa-branca para a próxima temporada está condicionada à renovação do técnico Ney Franco. Juan e Kléber, por exemplo, são homens de confiança do treinador alviverde e devem ser procurados para a renovação dos seus contratos caso Ney Franco fique no Coritiba em 2016.
O meia Lúcio Flávio, com atuações regulares, principalmente pela sua versatilidade em campo de atuar também como segundo volante, deve gerar o interesse da cúpula do Verdão. O caso do zagueiro Leandro Silva terá que discutido com o J. Malucelli, clube com o qual o jogador tem mais um ano de contrato.
Reservas
Além dos cinco jogadores titulares, os zagueiros Bonfim e Ednei, o lateral-direito Ivan, os volantes Misael e Ícaro, além dos atacantes Marcos Aurélio, Michel e Paulinho têm seus vínculos com o clube se encerrando no final deste ano. Destes e, até agora pelo futebol apresentado por ambos, somente o zagueiro Bonfim, revelado nas categorias de base do clube, deve ter seu vínculo estendido com o Verdão.