A frustração da derrota para o Ipatinga, no sábado à noite, em Minas Gerais, não vai alterar a avaliação da diretoria do Coritiba sobre a temporada. Apesar de os dirigentes terem sonhado mais alto e vislumbrado uma participação na Libertadores no ano do centenário, a impressão que se tem no Alto da Glória é que o Alviverde voltou a ser um protagonista no cenário nacional e que tudo pode melhorar em 2009. Para os atuais comandantes do Coxa, não foi fácil assumir o clube em dezembro do ano passado, remontar um elenco e, mesmo assim, pelo menos o título estadual foi conquistado.
“Temos que fazer uma análise do ano como um todo, com uma diretoria nova, uma gestão nova, que assumiu sem muito tempo para fazer o planejamento”, diz Homero Halila, diretor de futebol. De acordo com ele, a diretoria teve que superar dificuldades na montagem do elenco, mas foi acertando ao longo do ano. “Mesmo assim, conseguimos um título com quatro meses de trabalho e não podemos desvalorizar o trabalho que foi feito até agora”, destaca o dirigente. Ele sucedeu a Édison Mauad, que pediu demissão, e no futebol ainda teve a troca de Tonico Xavier por Paulo Jamelli.
Por tudo isso, Homero avalia como positiva a participação do Coritiba no Brasileirão, após dois anos penando na Segundona. “Estamos na 7.ª posição do campeonato, à frente de muitos times e competindo de igual para igual. Com exceção de poucos jogos, onde jogamos abaixo da crítica, aquém das nossas tradições e daquilo que imaginávamos”, analisa. Dentre esses jogos está o de sábado. “O resultado foi realmente lamentável e estamos tristes, tanto quanto qualquer torcedor, e voltamos com a cabeça realmente inchada por não aceitar a passividade que houve em campo”, aponta.
E pela decepção com a derrota para o lanterna da competição, a direção deverá avaliar melhor a permanência de alguns jogadores, a partir de hoje. Não está nos planos dispensas, mas uma espécie de “geladeira” para quem não estaria mostrando vontade. Como o elenco é grande, alguns jogadores poderão ir para a reserva e outros ser melhor aproveitados nos cinco jogos que restam na Série A.
Programação
Após o retorno de Ipatinga, os jogadores receberam folga ontem e seguem assim também hoje. Trabalho para a partida contra o Náutico somente amanhã à tarde, no CT da Graciosa. Para o confronto contra o Timbu, o técnico Dorival Júnior terá o retorno do atacante Ariel Nahuelpán, que cumpriu suspensão automática. O confronto contra os pernambucanos está programado para as 17h do próximo domingo, no Couto Pereira.