O rendimento fora de casa, que foi o maior drama do Coritiba nas últimas temporadas, pode ter sido a salvação do time para permanecer na elite. A vitória no último domingo, contra o Palmeiras, em São Paulo, foi a quinta longe do Couto Pereira neste Brasileiro. Desde 2011, quando retornou à Série A, este ano fez sua melhor campanha como visitante.
Apesar de alguns resultados ruins e até inesperados fora de casa, como por exemplo a derrota para o Joinville, lanterna do Brasileirão, em 19 partidas, o Coritiba conseguiu cinco vitórias, três empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 31%. O rendimento como visitante neste ano é superior a 2011, quando chegou até a última rodada lutando por uma vaga na Libertadores. Naquele ano, a equipe conquistou apenas 24% dos pontos disputados longe da capital paranaense.
A partir de 2012, a força do Couto Pereira e a síndrome do pijama nortearam a campanha do Verdão, que sempre lutou até o final contra a queda à Série B. Naquele ano, quando terminou na 13ª posição, enquanto conseguiu um rendimento de 63% jogando no Couto, fora de casa foram somente 22% dos pontos.
No ano seguinte, quando escapou da degola na última rodada, quando venceu o São Paulo, fora de casa, o Coritiba repetiu seu baixo aproveitamento de 22% longe de Curitiba e manteve a média no seu rendimento como mandante. Assim, em 2013, o Verdão somou 61% dos pontos disputados no Couto Pereira e, se não fosse isso, não teria evitado o rebaixamento.
Pior ano como mandante
A história se repetiu no ano passado. O Alviverde, comandado pelo ídolo Alex, mesmo com alguns tropeços contabilizados jogando no Couto Pereira, fez do fator casa a sua principal arma para escapar do rebaixamento. O Verdão, que teve 61% de aproveitamento jogando em Curitiba, registou sua pior campanha fora de casa desde 2011 e conquistou apenas 21% dos pontos disputados
Mesmo que vença o Vasco, domingo, às 17h, no Couto Pereira, o Coritiba registrará seu pior desempenho nos últimos anos atuando como mandante pelo Campeonato Brasileiro. Com aproveitamento de 46% dos pontos disputados no Alto da Glória, o Verdão, se conseguir vencer o time cruzmaltino, além de confirmar sua permanência na Primeira Divisão e rebaixar o rival, aumentará seu rendimento para apenas 49% como mandante.
Dedo do ídolo
Das cinco vitórias conquistadas fora de casa, duas aconteceram sob o comando do técnico Pachequinho. Depois de perder para o Corinthians, em São Paulo, apesar da boa atuação, o treinador comandou o Verdão nas vitórias sobre o Goiás e o Palmeiras.
Resumo! Veja mais do Coxa na coluna do Massa!