Nova diretoria, um novo time, mas os mesmos problemas e a mesma campanha do ano passado. O Coritiba de 2014, que conseguiu escapar do rebaixamento somente na penúltima rodada é, pelo menos nos números, muito parecido com a equipe deste ano. No ano passado, o Coxa chegou para os seus sete últimos compromissos dentro do Campeonato Brasileiro com 33 pontos, na 17ª colocação e dentro da zona de rebaixamento. Neste ano, a situação é rigorosamente igual e, para escapar da degola, a versão 2015 do Verdão terá que ter a mesma arrancada.
Quando empatou em 1×1 contra o Grêmio, no dia 25 de outubro, no Couto Pereira, o Coritiba atingiu os 33 pontos e, na ocasião, voltou para a zona de rebaixamento. A partir deste jogo até o final do certame, o Alviverde, nas sete partidas que realizou, conseguiu quatro vitórias, dois empates e foi derrotado apenas uma vez. Chegou aos 47 pontos e terminou, até de maneira tranquila, na 14ª colocação.
Números
No ano passado, o Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento e que caiu para a Série B, terminou o Brasileirão com 39 pontos. Se isso se repetir neste ano, o Coxa, que busca 12 pontos nas sete últimas rodadas, precisaria de apenas sete para escapar da
degola.
Em 2014, nos sete últimos compromissos do time, três foram dentro do Couto Pereira e foram três vitórias conquistadas. Este é outro ponto que a equipe deste ano tem que se apegar, já que terá mais quatro partidas para fazer dentro
de casa.
Caminho inverso
Nas temporadas de 2012 e 2013, quando também lutou para permanecer na Primeira Divisão, o Coritiba fez o caminho inverso. Nos dois anos, chegou para as sete últimas rodadas do Brasileirão com boas pontuações e ocupando posições seguras dentro da classificação, mas acabou fazendo campanhas ruins na reta final e, por isso, correu risco de rebaixamento até o final.
Em 2012, a situação era mais tranquila. O Coxa chegou para fazer seus sete últimos com 41 pontos e ocupando a 11ª colocação na classificação. Porém, na reta decisiva, o Verdão fez apenas sete pontos – aproveitamento de apenas 33% – e acabou na 13ª colocação com 48 pontos, sete a mais que o Sport, que foi rebaixado.
2013
A situação foi bem parecida em 2013. O Coritiba, ao final dos 31 jogos, somou 40 pontos, mas estava em 13º. A reta final não foi das melhores, com apenas oito pontos conquistados nos últimos sete jogos e o time alviverde se salvou somente na última rodada, quando venceu o São Paulo por 1×0, fora de casa. Neste ano, a Portuguesa foi o primeiro da zona de rebaixamento a cair, com 44 pontos.
