Porta trancada

Defesa melhora e sustenta recuperação do Coxa no Brasileiro

Juninho (ao lado de Raphael Veiga) é um dos destaques da melhor alviverde na defesa. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Depois de ocupar o posto de uma das piores defesas do Campeonato Brasileiro durante o primeiro turno, o Coritiba retomou seu bom momento defensivo e hoje aparece entre os times que menos tomou gols dentro da competição nacional. Mas se Paulo César Carpegiani é adepto de formações seguras defensivamente, deve colocar diante do Santa Cruz, virtual rebaixado à segunda divisão, nesta quarta-feira (16), às 21h, no Couto Pereira, um time mais ofensivo para buscar a vitória e alcançar os 45 pontos no Brasileirão.

Apesar de esboçar uma formação mais ofensiva, o zagueiro Juninho frisou que, as entradas de Kléber e Leandro no ataque, deixam o Coxa, sem a posse de bola, seguro defensivamente, já que os dois avantes ajudam na marcação.

“É uma formação bem ofensiva mesmo, mas tem o Kléber e o Leandro que voltam bastante para ajudar. Quando está com a bola é bem ofensiva mesmo, mas quando está defendendo, se torna mais defensiva. Essa ajuda do Kléber e do Leandro na marcação ajuda bastante a gente e não vai dificultar nesse jogo contra o Santa Cruz”, apontou o defensor alviverde.

O Coritiba, que chegou a ter a segunda pior defesa do Brasileirão, tem agora o sétimo melhor rendimento defensivo com 37 gols tomados até agora. Não a toa, o Verdão, dentre os times que estão lutando contra o rebaixamento, é o único que tem o saldo de gols positivo.

Essa melhora deve-se muito ao trabalho de Paulo César Carpegiani. Desde que assumiu o comando do time coxa-branca, na última rodada do primeiro turno, o Verdão teve uma melhora defensiva significativa e tem a terceira melhor defesa do returno do Brasileirão.

“Mudou bastante (a postura da defesa). Nos primeiros treinamentos dele (Carpegiani), ele pegou a linha de quatro, os dois volantes e trabalhou bastante na primeira semana quando teve tempo para consertar os erros que tinha na nossa defesa. Isso ajudou todo mundo e foi bom para a gente. Saímos da pior defesa para a sétima e agora temos a terceira melhor do returno”, arrematou Juninho.